thejota escreveu:Prezados Amigos Engenheiros e Arquitetos,
A contratação de um Engenheiro ou Arquiteto, apesar das facilidades de hoje em dia, ainda está muito difícil. Ainda não é para qualquer um.
Concordo que tenham seus preços pois passam, pelo menos, 05 anos na faculdade e dou-lhes o valor que merecem, mas ainda tá difícil de contratar um.
Por um projeto (planta de uns 100m2), pagto de responsabilidade, placa (e não lembro mais o quê) foram R$4.500,00. Caso eu quisesse fisitas do Arquiteto na obra teria que pagar mais R$220,00 por cada visita.
Vocês dirão:
"Você não quer uma casa de 100m2? E não tem dinheiro para pagar o Arquiteto?"
É verdade, só que meu pensamento é:
O que não poderei fazer com essa grana que estou entregando para o Arquiteto? Não irá faltar em minha obra? O pedreiro é muito bom.
thejota.
Não vejo problema algum em responder a questionamentos de diferentes pessoas, até mesmo porque é uma maneira de esclarecer a importancia e necessidade de nossa profissão, por exemplo quando me deparo com observações como essa feita pelo Sr. Thejota.
É necessário esclarecer que a compra de um bom projeto não siginifica gastar o dinheiro que deveria estar sendo investido na obra, mas sim investir mais ainda na obra.
Um bom profissional da área de construção deve estar comprometido com o orçamento do cliente e deve propor alternativas e soluções viáveis ao orçamento.
A construção de uma casa mal planejada é que significa disperdício de dinheiro, pois ela será desvalorizada no mercado na hora da venda.
E o bom projeto leva em consideração assuntos que muitas vezes o bom pedreiro desconhece como: conforto acústico, insolação, conforto térmico, funcionalidade espacial, aproveitamento do terreno, segurança, acessibilidade.
O mesmo acontece referente aos projetos de engenharia. Dependendo do terreno a não execução de uma impermeabilização correta dos baldrames lhe cutará muito mais do que a contratação de um profissional, ou uma pane elétrica poderá lhe custar a casa inteira, perdida num incêndio.
Às vezes compensa muito mais reduzir 10m² na construção ou mesmo planejar desde já futura ampliação para ter o acompanhamento do proficional adequado.