Laje de piso, há 3m do chão


Responder Mensagem

Laje de piso, há 3m do chão

acustodio
postou em Ter, 30 Jun 2009, 16:39
Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

    Ja escrevi aqui algumas vezes... Obtive alguma ajuda e sou imensamente grato.

    Não dispensando a necessidade de um contato formal com um engenheiro, uma planta assinada e devidamente registrada, mesmo assim insisto em obter algum esclarecimento ANTES de iniciar propriamente minha obra. Tenho algumas considerações, as quais estão devidamente alinhadas nessas 2 imagens que posto junto do anexo.

    Gostaria muito de que alguém desse uma olhada, me orientasse dentro do possível, dando dicas e sugestões.

    Nesses 2 arquivos estão meus objetivos, de maneira resumida:

    A casa a ser construida estará sobre uma laje, há 3,5 metros de altura do chão mais ou menos, onde esse espaço sob a casa sera uma garagem pra caminhão e um carro.

    Na minha cabeça, teria de ser assim:

    - 8 tubulões com "radiê" (não sei como se escreve) fechado, conforme especificado pelo mestre de obras

    - Nasce desse tubulão 8 pilastras, com vergalhões 3/8, e que sobem até a altura da laje

    - esses pilares, na altura do chão do lote, é travado por vigamento terrestre, porém com uma ferragem mais ' suave' (conforme consta na imagem)

    -ao atingir 3 metros de altura inicia-se as vigas aéreas, com dimensão de 20x50 (acho exagerado, não sei se justifica esse tanto) e tendo 6 ferros de 3/8 em cada viga de 12m de extensão (uma barra inteira de tamanho)

    - ligando essas 2 vigas de 12m, teremos 5m de viga aérea também, obedecendo as mesmas dimensoes acima, a saber, 50x20.

    - embora minha área terrestre seja de 12x5, teremos na vigas aéreas 6,5 de tamanho, ou seja, essa laje terá um "balanço" de 1,5 m, pra ajudar a area útil da casa a ser construida por cima dessa laje.

    Gente, não sei mesmo se to dando tiro no escuro, mas gosto mesmo de calcular e pensar muito e entender o que vou fazer.

    então, gostaria de contar com alguma ajuda pra esse entendimento, se estou no caminho, se viajei total nesse desenho, se exagerei pra mais ou pra menos nessa estrutura.

    Agradeço de coração a ajuda prestada.
    Seguem em anexo os arquivos.

    (http://img87.imageshack.us/my.php?image=projetoparacalculoestru.jpg)

    (http://img91.imageshack.us/my.php?image=projetoparacalculoestru.jpg)


    _________________
    Andre Custodio
    BH - MG

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje de piso, há 3m do chão

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 30 Jun 2009, 22:21
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Acustódio,

      É como você já citou, para análise destaestrutura ´s seguro e mais econômico contratar um estruturalista.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 13:42, num total de 3 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Laje de piso, há 3m do chão

      acustodio
      postou em Qua, 01 Jul 2009, 09:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

        IsaacdeCristo escreveu:Caro Acustódio,

        É como você já citou, para análise destaestrutura ´s seguro e mais econômico contratar um estruturalista.

        ***


        parece que não tem nenhum de BH ou MG no forum... esse é o problema.

        _________________
        Andre Custodio
        BH - MG


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural