Curso Especialização Calculo Estrutural


Responder Mensagem

Curso Especialização Calculo Estrutural

rennev
postou em Qua, 16 Dez 2015, 10:37
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia,
    Sou recem formado em engenharia civil e pretendo seguir a carreira de calculista.
    A universidade que estudei, porém, não fornece os mecanismos e os conteúdos do dia-a-dia prático de um engenheiro calculista. Assim gostaria de saber bons cursos de especialização nessa área no estado de São Paulo. Escolas que eu realmente aprenderia e sairia apto a calcular, com softwares, projetos do mercado de trabalho.
    Obrigado desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    affacco
    postou em Qua, 16 Dez 2015, 17:07
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

      Saudações.

      Quando sai da faculdade tive a mesma dificuldade, somos jogados na sociedade com atribuições mas com falta de conhecimento, hoje, após muito esforço e estudo posso afirmar que sou calculista..

      Bom vou explicar como fiz e aprendo a trabalhar.

      1- Primeiro você tem que definir qual sua prioridade, oque deseja calcular.

      Devido na época eu trabalhar com estruturas pré-moldadas de concreto e de aço, comecei minha primeira pós em Dimensionamento de Estruturas Metálicas (pois estruturas de concreto têm muito material disponível, e é mais fácil).
      Além dese fazia cursos online hoje tem alguns interessantes da AutoQI, fabricante do Eberick (não precisa comprar o programa, a cursos somente técnicos ), como:
      ---Curso de estabilidade global;
      ---Curso de alvenaria estrutural para projetistas
      ----Soluções de contenções
      ----Curso de NBR 6118 Aplicada
      http://www.qisat.com.br (http://www.qisat.com.br)

      Sempre que tem um novo eu faço (alguns são um pouco vagos, mas mostra o caminho para você pesquisar e aprender)


      Logo que terminei as aulas da pós (+/- 1,5 anos depois) Fiz a de estruturas de concreto e Fundações, está você tem que tomar cuidado para não fazer com professores muito velhos ou aqueles que têm muito "Diploma" e menos prática. Pois estes sabem muito da teoria mas não sabem aplicar, têm que tomar cuidado. Procure alguém que já fez a pós e converse antes de entrar, pra não entrar em fria.

      Tente entrar em um escritório de projetos, pois mesmo sem saber muito, eles tem acervo e você pode comparar seus primeiros projetos a situações semelhantes e ter mais garantia do que você está fazendo.

      E principalmente, não faça nada com dúvidas e não confie plenamente em programas, peça ajuda para outros profissionais e professores (estes quase nunca se negam a olhar e analizar projetos, problemas ou tirar dúvidas se você já foi aluno deles) .


      Um conselho, Aprenda um programa de cálculos finitos, recomendo o SAP2000, ele serve para resolver os problemas de estruturas não convencionais, como bases de silos, obras industriais, muros (no meu caso barragens e estruturas de hidrelétricas). Em minha região SC, voce já está empregado se tiver conhecimento em elementos finitos.


      Espero ter ajudado.

      att.


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural