Dúvida sobre estruturas de residências/sobrados


Responder Mensagem

Dúvida sobre estruturas de residências/sobrados

mrsaba
postou em Sáb, 02 Jan 2016, 18:42
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá, amigos,

    Sou acadêmico do 7º semestre de Engenharia Civil e estou com algumas dúvidas com relação ao dimensionamento de estruturas de pequenas construções. Bom, sei bem que a NBR 6118:2014 diz que a dimensão mínima de pilares pode ser de 14 cm em casos especiais, com área de 360 cm², no mínimo. Mas o que tenho notado ao observar construções como residências térreas e até sobrados, é que isso não é respeitado. Por exemplo, numa residência térrea que observei esses dias, havia apenas pequenos pilares nos cantos e divisas de paredes, cuja dimensão maior não devia passar dos 15 cm, enquanto a menor tinha a espessura de um tijolo 6 furos (9 cm). E no fim da parede uma pequena viga cinta, de dimensões bem reduzidas também. E mesmo quando a dimensão maior é aceitável, muitas vezes o pessoal usa a própria parede como forma, e o pilar fica com míseros 9 cm, já notei isso até em paredes internas de sobrados. Então por que nunca se tem isso na prática? Existe alguma outra norma que permita com que os elementos estruturais tenham dimensões menores em residências térreas nas quais o forro seja de madeira/pvc? Como fazer pilares de 14 cm em sobrados sendo que na maioria das vezes se usa tijolo com 9 cm de espessura? Desculpem se estou fazendo alguma pergunta idiota, mas em aula não aprendi sobre essa parte mais prática, apenas a fazer os cálculos mesmo. Gostaria de tirar essas dúvidas pra quando eu for elaborar um projeto de verdade.

    Grato desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvida sobre estruturas de residências/sobrados

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 09 Jan 2016, 23:58
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado MrSaba,

      Você tem razão em seus questionamentos e a verdade é que estas obras não seguem a Norma. Na verdade a sorte baseia-se no fato de que não é exatamente tal estrutura que segura a edificação mas sim a auto-portância das alvenarias que em si já tem resistência para suportar grande parte das cargas, como se fossem "alvenaria estrutural". É como fazer um sobrado com alvenaria estrutural no qual não se coloca nem vigas, nem pilares... Ou caso sejam colocados em dimensões menores ou até mesmo maiores, de nada estariam adiantando...

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Dúvida sobre estruturas de residências/sobrados

      mrsaba
      postou em Qui, 03 Mar 2016, 20:07
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado MrSaba,

        Você tem razão em seus questionamentos e a verdade é que estas obras não seguem a Norma. Na verdade a sorte baseia-se no fato de que não é exatamente tal estrutura que segura a edificação mas sim a auto-portância das alvenarias que em si já tem resistência para suportar grande parte das cargas, como se fossem "alvenaria estrutural". É como fazer um sobrado com alvenaria estrutural no qual não se coloca nem vigas, nem pilares... Ou caso sejam colocados em dimensões menores ou até mesmo maiores, de nada estariam adiantando...

        Boa sorte!


        Achei esse link da revista Téchne (http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/194/pilares-de-concreto-em-casas-terreas-envie-sua-pergunta-294076-1.aspx (http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/194/pilares-de-concreto-em-casas-terreas-envie-sua-pergunta-294076-1.aspx)) falando sobre esse mesmo assunto. Segue o trecho que interessa para o tópico:

        "A recém-publicada norma NBR 15.575:2013 - Edifícios Habitacionais - Desempenho, na sua parte 2 (requisitos para os sistemas estruturais), estabelece especificamente no item 7.2.2.1 que: "Para casas térreas e sobrados, cuja altura total não ultrapasse 6,0 m (desde o respaldo da fundação de cota mais baixa até a laje ou forro do segundo pavimento), não há necessidade de atendimento às dimensões mínimas dos componentes estruturais estabelecidas nas normas de projeto estrutural específicas (NBR 6.118, NBR 7.190, NBR 8.800, NBR 9.062, NBR 15.961 e NBR 14.762), resguardada a demonstração da segurança e estabilidade pelos ensaios previstos nesta norma (7.2.2.2 e 7.4), bem como atendidos os demais requisitos de desempenho estabelecidos nesta norma". Caso a construção de pequeno porte não apresente estrutura convencional de concreto armado (estrutura reticulada de vigas e pilares), se for constituída por painéis estruturais, pilares-parede, paredes monolíticas ou mesmo apresentar sucessão de pilaretes de pequena seção, a mesma poderá ser avaliada com base na ABNT NBR 9.062 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, na NBR 16.055 - Parede de Concreto Moldada no Local para Construção de Edificações ou mesmo na referida norma 15.575:2013."

        Assim sendo, será que é mesmo necessário que as dimensões mínimas sejam atendidas, mesmo que em casas térreas? Outra coisa: nessas obras de menor porte, como casas, costuma-se erguer as paredes com tijolo em pé, cuja espessura tem 9 cm? Neste caso, com pilares de 14 cm, a estrutura ficaria aparecendo, o que seria "antiestético". Como resolver isso. Eu sei que talvez esteja perguntando bobagens, mas o que acontece é que não vejo muitas das coisas que eu aprendo na teoria aplicadas no dia a dia.[/quote]


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais