Disjuntor caindo sem motivo aparente


Responder Mensagem

Disjuntor caindo sem motivo aparente

RWBRANDAO
postou em Ter, 08 Mar 2016, 10:44
Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

    Bom Dia a todos.

    Nao sou eletrecistade formação mas conheço relativamente bem como funciona a eletrica de residencia.
    Em 15 anos trabalhando em obra de constr. Civil numca vi isso acontecer assim.

    Em um apto relativamente novo (2 anos), com instalação elétrica praticamente sem alterações, ben executada e moderna, existe um disjuntor de 20a em que nele estão ligados somente 5 tomadas, sendo que apenas uma é usada o tempo todo (do tel sem fio).

    --> uma: exaustor do fogao.
    --> uma: o fogão (apenas pro ascendimento automático)
    --> uma: para tel sem fio
    --> duas livres : esporadicamente usadas pra um liquidificador.

    Esse disjuntor, cai desde qdo o apto foi habitado, porem, as vezes fica meses sem cair, e ai do nada desarma. Ocorre q nos últimos 20 dias, tem ocorrido com mais frequencia.

    Qdo digo do nada, é por que nenhum dos itens acima estao ligados e ai, do nada ele desarma.


    Eu ja abri cada tomada pra ver se nao havia nenhum fio mal conectado, alguma emenda mal executada ou coisa do tipo.

    Ja tirei cada item da tomada pra certificar que nao seja um curto do equipamento.

    Ja troquei o disjuntor (por um identico do próprio quadro, achando que ao levar o disjuntor que estaria com defeito pra outra rede, o defeito iria junto, mas nao foi!!!!).

    Ja chamei colegas q são eletrecistas e eles tbm nao conseguiram identificar a causa do disjuntor cair.

    Tbm ja verifiquei se os cabos estão bem conectados no disjuntor e se o mesmo está bem fixado na barra do quadro de luz.

    Aceito todo e quakquer tipo de diva, de opiniao, sugestao, pois ta dificl por que cozinha usa se muito as tomadas da pia q sao as que começaram a cair com mais frequencia de uns 30 dias pra ca.

    Conto com o comhecimento dos colegas do forum pois nunca vi isso acontecer.

    Abraço

    Ricardo Brandao


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    PFelipe23
    postou em Ter, 08 Mar 2016, 12:20
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

      De algum modo, a potência está excedendo; duas falhas semelhantes em disjuntores diferentes não é coincidência. O "vilão" da queda, ao meu ver, é o exaustor, por ser o que mais precisa de potência.

      Você poderia postar todos os dados dos equipamentos, para uma análise mais acurada Sr. Brandão.

      _________________
      Pedro Felipe Oliveira
      Engenheiro Civil Junior

      Desenvolvedor por Hobby
      Piloto por Paixão
      linkedin.com/pedrofelipeoliveira
      Mobile: +55 61 9699 9581

      RWBRANDAO
      postou em Ter, 08 Mar 2016, 12:27
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

        PFelipe23 escreveu:De algum modo, a potência está excedendo; duas falhas semelhantes em disjuntores diferentes não é coincidência. O "vilão" da queda, ao meu ver, é o exaustor, por ser o que mais precisa de potência.

        Você poderia postar todos os dados dos equipamentos, para uma análise mais acurada Sr. Brandão.


        Olá Felipe

        Sim claro que posso!

        Mas antes deixe-me passar uma informação:
        De fato o exaustor é o que mais puxa, mas justamente por achar isso, eu o tirei da tomada e o problema persiste. Fui alem, tirei a fonte do tel.sem fio tbm e o disjuntor continua caindo.

        O intrigante nesse caso é justamente o fato dele desarmar, mesmo com todas as tomadas NÃO estando em uso.

        Ainda assim você acha que pode ser excedente de potência?

        Abçs

        _________________
        Ricardo Brandao
        Inova Obras e Reformas
        Cel. (11) 99222-9115

        PFelipe23
        postou em Ter, 08 Mar 2016, 12:55
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

          Entendi. De algum modo, há algo que está se "intrometendo" nesse circuito. Como o senhor disse, a queda é periódica.

          O senhor saberia dizer o período desses problemas? Porque alguns equipamentos puxam mais cargas em épocas mais frias, e isso facilitaria saber quem é o intruso.

          _________________
          Pedro Felipe Oliveira
          Engenheiro Civil Junior

          Desenvolvedor por Hobby
          Piloto por Paixão
          linkedin.com/pedrofelipeoliveira
          Mobile: +55 61 9699 9581

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          RWBRANDAO
          postou em Ter, 08 Mar 2016, 13:09
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

            PFelipe23 escreveu:Entendi. De algum modo, há algo que está se "intrometendo" nesse circuito. Como o senhor disse, a queda é periódica.

            O senhor saberia dizer o período desses problemas? Porque alguns equipamentos puxam mais cargas em épocas mais frias, e isso facilitaria saber quem é o intruso.


            Se eu te disser que nesse circuito estão ligados apenas 5 tomadas q ficam na cozinha e que em uso estão apenas 2, que são o exaustor (q eu despluguei da tomada) e o telefone sem fio?!

            Tem epocas q fica mais de 1 mes sem desarmar e tem epocas como agora q ta caindo quase que direto.

            _________________
            Ricardo Brandao
            Inova Obras e Reformas
            Cel. (11) 99222-9115

            fltheodoro
            postou em Qua, 09 Mar 2016, 01:33
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Boa noite amigo,

              Pela as informações, está ocorrendo uma fuga de energia esporádica nesse circuito. Aconteceu comigo uma vez de um circuito de tomadas ficar caindo sem motivo aparente. No meu caso depois de 1 dia de busca intensa encontramos um ponto onde o parafuso da fixação da tomada comeu o fio e este criou uma fuga de energia (reboco mais grosso que o ideal, usado um parafuso maior para fixar o módulo) e por proteção o DR desarmava para evitar qualquer tipo de choque.

              Acredito que não seja potência pois sem equipamento ainda desarma. Eu procuraria algum trecho do fio/cabo com alguma avaria.

              Fagner Theodoro

              RWBRANDAO
              postou em Qua, 09 Mar 2016, 09:55
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

                fltheodoro escreveu:Boa noite amigo,

                Pela as informações, está ocorrendo uma fuga de energia esporádica nesse circuito. Aconteceu comigo uma vez de um circuito de tomadas ficar caindo sem motivo aparente. No meu caso depois de 1 dia de busca intensa encontramos um ponto onde o parafuso da fixação da tomada comeu o fio e este criou uma fuga de energia (reboco mais grosso que o ideal, usado um parafuso maior para fixar o módulo) e por proteção o DR desarmava para evitar qualquer tipo de choque.

                Acredito que não seja potência pois sem equipamento ainda desarma. Eu procuraria algum trecho do fio/cabo com alguma avaria.

                Fagner Theodoro


                Bom Dia fagner

                Me diz uma coisa: no seu caso, o disjuntor desarmava direto, ou tinha periodos que ele se
                mantinha armado mesmo qdo você usava as tomadas?

                Por que aqui, tem semanas (ate meses) que passa sem cair.

                Pensei ate que pudesse ser qdo a nossa funcionaria lava os azulejos da cozinha, que poderia estar escorrendo um pouco de agua e criando um curto, o que poderia estar ocasionando o desarme.

                Uns 6 meses atrás eu fiz uma revisão em cada ponto (tomada) retirando espelho, suporte do espelho e reapertando os fios nas tomadas... E não vi nada que pudesse ter perfurado os fios.

                Outra coisa que nao disse aqui no meu post, é que nesse conduite onde passa esse circuito, passam muitos fios! Eles estao bem apertados!

                Alguem acha que poderia ser isso?

                Fagner
                Obrigado pela ajuda.

                _________________
                Ricardo Brandao
                Inova Obras e Reformas
                Cel. (11) 99222-9115

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                PFelipe23
                postou em Qua, 09 Mar 2016, 11:21
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

                  O agrupamento de cabos é levado em consideração nos cálculos, nunca sobrecarregando, se não me engano, 50% ou 60% da área do conduíte.
                  Se o disjuntor for muito sensível (DR ou o Termo), é capaz de está havendo superaquecimento dos cabos, pelo fato de passar outros circuitos no mesmo conduíte. Talvez este seja o vilão da queda do disjuntor.

                  _________________
                  Pedro Felipe Oliveira
                  Engenheiro Civil Junior

                  Desenvolvedor por Hobby
                  Piloto por Paixão
                  linkedin.com/pedrofelipeoliveira
                  Mobile: +55 61 9699 9581

                  RWBRANDAO
                  postou em Qua, 09 Mar 2016, 21:10
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

                    PFelipe23 escreveu:O agrupamento de cabos é levado em consideração nos cálculos, nunca sobrecarregando, se não me engano, 50% ou 60% da área do conduíte.
                    Se o disjuntor for muito sensível (DR ou o Termo), é capaz de está havendo superaquecimento dos cabos, pelo fato de passar outros circuitos no mesmo conduíte. Talvez este seja o vilão da queda do disjuntor.


                    Tai Felipe

                    Pode ser isso entao, por que com certeza o conduite nao tem uma sobra de 40% de espaço livre. Pelo contrario, nao passa mais nenhum fio!

                    Pior é que isso foi feito pela construtora.... Os outros conduites estao com bem menos fios.

                    Enfim, assim q eu liberar espaço eu informo aqui se resolveu o problema.

                    Pela atencão, obrigado!

                    Abraço a tds.

                    _________________
                    Ricardo Brandao
                    Inova Obras e Reformas
                    Cel. (11) 99222-9115

                    PFelipe23
                    postou em Qua, 09 Mar 2016, 21:41
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

                      Okay. Estaremos no aguardo!
                      Wink

                      _________________
                      Pedro Felipe Oliveira
                      Engenheiro Civil Junior

                      Desenvolvedor por Hobby
                      Piloto por Paixão
                      linkedin.com/pedrofelipeoliveira
                      Mobile: +55 61 9699 9581


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais