marcelo fiorin
- postou em Sex, 03 Fev 2017, 09:22
- Usuário Nível 2 | Mensagens: 73
Projetos de Engenharia são bem complicados de orçar, não se encontra muita informação sobre preços referenciais e as empresas costumam ter critérios obscuros para precificar esses serviços.
O SENGE possui planilhas de honorários, mas tem que cuidar pois os valores dessas planilhas acabam ficando muito acima da média de mercado, desse jeito tu vai acabar perdendo o serviço para um concorrente.
Tu também pode ir atrás de editais de licitação para elaboração de projetos, ali tu vai ter uma base dos preços de mercado, é uma alternativa válida mas deve-se cuidar sempre a data-base do orçamento.
O ideal mesmo é tu levantar teus custos, ver tua equipe, horas trabalhadas, equipamentos que tu vai ter de utilizar, materiais (impressões, plotagens, cópias, computadores, etc), deslocamento, dentre outros.
É a melhor maneira de se chegar em um preço justo, dessa maneira tu vai ter a certeza de que o valor que tu cobrou vai cobrir todos teus custos e ainda garantir tua margem de lucro, o que tu não consegue utilizando algum referencial de preço, nesses caso podem ocorrer imprevistos que te façam perder dinheiro, eu considero bem arriscado na realidade.
Enfim, boa sorte!
_________________
Engº Marcelo