Dúvida sobre Cura do Concreto.


Responder Mensagem

Dúvida sobre Cura do Concreto.

TiagoSCC
postou em Sáb, 17 Set 2016, 14:30
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bem gente primeiramente boa tarde, sou estudante de engenharia civil (7º Semestre) e estou com uma dúvida sobre o título do tópico.

    A Cura do concreto é necessária para manter a umidade da peça de concreto armado evitar a retração, certas fissuras, e perda de resistência da peça e até mesmo em alguns casos perda da peça. Agora me expliquem uma coisa se puder por favor, o processo de como acontece essa perda de água no concreto após o seu endurecimento.

    Se não pode criar tópicos desse objetivo peço desculpas desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Qua, 28 Set 2016, 15:21
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      Olá,

      P: (...)me expliquem (...) o processo de como acontece essa perda de água [na cura] no concreto após o seu endurecimento.

      R: Curiosa a tempestividade da pergunta. A cura se dá com a hidratação do cimento, que acarreta na perda de água e endurecimento do concreto. Daí para frente, a perda de água se dá pela combinação de retração e evaporação. Creio que a sua pergunta foi referente a este período, visto que o endurecimento do concreto não possui período final definido. O concreto tem a propriedade de endurecer indefinidamente, de forma assíntota em sua curva endurecimento vs tempo.

      Dúvida sobre Cura do Concreto

      IsaacdeCristo
      postou em Dom, 09 Out 2016, 18:48
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Tiago,

        O maior problema é a perda rápida da água antes da cura, ou seja, antes da "secagem ou rigidez" do concreto. Nota-se que se a água evapora rapidamente enquanto o concreto ainda não adquiriu "dureza", então surgem as fissuras. Por isso que devemos mantê-lo hidratado até que se dê a cura ou em outras palavras, até que o concreto adquira resistência e não mais ocorra fissura, mesmo que a água evapore, como é o que ocorre quando o processo de cura é feito corretamente.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais