Mestrado e Doutorado


Responder Mensagem

Mestrado e Doutorado

Rudson Lourival
postou em Ter, 28 Mar 2017, 00:28
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá amigos do ECIVIL. Tenho uma dúvida que me deixa muito pensativo ultimamente. Sou estudante de engenharia civil e minha pretensão é fazer uma especialização em alguma área. A questão é:

    O mestrado ou doutorado (especificamente o mestrado) nas áreas de engenharia estrutural, engenharia de transportes ou engenharia de geotecnia são necessários para a atuação de um profissional que pretende exercer profissão nesse ramo? Leio muito sobre, mas não achei nada específico ainda. Muitos falam que um mestrado nessas áreas é para quem seguirá um ramo de pesquisa ou algo parecido. O profissional de engenharia civil, que pretende empreender nesses ramos de negócio ou atuar diretamente no mundo das obras (estruturas, transportes ou geotecnia) será beneficiado em que fazendo um mestrado nessas áreas? (alem da absorção de conhecimento, que eu sei que será bastante). É necessário esse mestrado, para esses tipos de atuação? O currículo será mais atrativo para um empresa de grande porte com um grau desses? Tudo se reduz a necessidade ou não de fazer uma especialização para esses tipos de atuação (empreendedorismo ou trabalho em campo).

    Pessoal, desde já fico grato por quem responder esses questionamentos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Mestrado e Doutorado

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 09 Abr 2017, 09:42
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Rudson,

      Não é obrigatório esse mestrado, para esses tipos de atuação. Mas qualquer currículo sem dúvida será mais atrativo para um empresa de grande porte ou até mesmo de médio porte, tendo um "Mestrado" ou um "Doutorado", aliás, algumas empresas de grande porte já exigem profissionais com mestrado para ocuparem alguns cargos, principalmente em coordenação ou gerenciamento de projetos frente à equipes de profissionais apenas graduados. Já as empresas de pequeno porte podem lhe excluir por se sentirem aquém da capacidade de pagar o salário de um profissional mais qualificado. Mas o Mestrado ou Doutorado voltado para o cálculo ou para atuação como engenheiro não é o mais indicado para ser empreendedor. Nesse caso é bom analisar a possibilidde de fazer alguma especialização ou mesmo Mestrado/doutorado na área de gestão.

      Boa sorte!


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Ter, 11 Abr 2017, 12:40, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Rudson Lourival
      postou em Ter, 11 Abr 2017, 00:17
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Grato pela resposta Issac. A dúvida ainda paira sobre, mas, com certeza, foi de grande ajuda seu esclarecimento.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais