POSSO COLOCAR UMA CAIXA DE 3000 LITROS SOBRE UMA LAJE


Responder Mensagem

POSSO COLOCAR UMA CAIXA DE 3000 LITROS SOBRE UMA LAJE

eltonkbg
postou em Seg, 17 Jul 2017, 09:33
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Saudações.
    Posso colocar uma caixa de 3000l sobre uma laje?
    A laje do banheiro tem 1,5 x 2,20 fica no segundo andar. Tem sapatas de 0,6x0,6x0,6 com brocas de 3 metros em cada canto do banheiro. Todas as vigas e cintas são com ferro 3x8 e estribos de 15 em 15 cm de ferro 5/16. A laje é h12 com 6 cm de concreto e malha. Se eu distribuir a carga com uma plataforma suporta?

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: POSSO COLOCAR UMA CAIXA DE 3000 LITROS SOBRE UMA LAJE

    GilbertoRocha
    postou em Seg, 17 Jul 2017, 14:59
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      eltonkbg escreveu:Saudações.
      Posso colocar uma caixa de 3000l sobre uma laje?
      A laje do banheiro tem 1,5 x 2,20 fica no segundo andar. Tem sapatas de 0,6x0,6x0,6 com brocas de 3 metros em cada canto do banheiro. Todas as vigas e cintas são com ferro 3x8 e estribos de 15 em 15 cm de ferro 5/16. A laje é h12 com 6 cm de concreto e malha. Se eu distribuir a carga com uma plataforma suporta?

      Obrigado.


      3000 litros são 3 toneladas. Ou seja, para dizer sim ou não várias coisas devem ser consideradas:
      O solo, para saber se a fundação vai resistir ou não.
      Resistência do tijolo(ou pilares, se houver) deve ser considerada, assim como a do concreto utilizado.
      Altura da viga, assim como a largura, e cobrimento do concreto.

      Para piorar, uma caixa d'agua de 3000 litros tem diâmetro maior que 1,50, ou seja, ela vai ficar com a ponta para fora.

      Assumindo que o vão de 1,50m seja eixo a eixo, que h12 seja a altura total da laje, e que você não tenha colocado armadura de reforço na laje de diâmetro 10mm(3/8") ou maior, eu não ficaria a menos de 10m do banheiro enquanto a caixa d'agua está enchendo.

      Caso opte por colocar a caixa, recomendo filmar enquanto enche ela, talvez consiga um vídeo que circule bastante na internet.

      Conversa com o engenheiro/arquiteto que projetou e está acompanhando a obra, e ele poderá encontrar outra solução.

      eltonkbg
      postou em Ter, 18 Jul 2017, 17:20
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado pelas considerações.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Instalações Prediais