Softwares CAD gratuitos para uso profissional! Download


Responder Mensagem

Softwares CAD gratuitos para uso profissional! Download

Pietra
postou em Dom, 03 Set 2017, 18:44
Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

    Saudações Colegas,

    Estou compilando uma lista de programas CAD gratuitos, e de qualidade profissional que nós, profissionais (e também estudantes, educadores etc), podemos utilizar em nossos projetos sem qualquer restrição.

    A cada nova inclusão no site E-Civil, estarei atualizando neste mesmo tópico os novos programas CAD gratuitos.

    LibreCAD - Open Source - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-librecad-cad-2d-profissional-gratuito.html

    "O LibreCAD é um aplicativo CAD 2D totalmente completo, profissional, de código aberto, gratuito e multiplataforma (para Windows, Mac OS X e Linux). O suporte e a documentação também são gratuitos graças à grande comunidade dedicada de usuários, contribuidores e desenvolvedores do LibreCAD. O programa é muito semelhante ao já consagrado AutoCAD, principalmente às suas versões anteriores, de modo que o usuário já adaptado ao uso deste software, não encontrará dificuldades alguma em adaptar-se ao LibreCAD."

    **********************************************************************************

    FreeCAD - Open Source - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-freecad-cad-3d-gratuito.html

    "O FreeCAD possui ferramentas semelhantes a programas como Catia, SolidWorks ou Solid Edge, sendo uma alternativa gratuita e eficaz a estes softwares. É um modelador paramétrico baseado em recursos com uma arquitetura de software modular, que facilita a prestação de funcionalidades adicionais sem modificar o sistema central. Tal como acontece com muitos modelos modernos de CAD 3D, tem muitos componentes 2D para desenhar formas 2D ou extrair detalhes de design do modelo 3D para criar desenhos de produção 2D, mas o desenho 2D direto (como o AutoCAD LT) não é foco, nem animação, nem formas orgânicas (como Maya, 3ds Max, Blender ou Cinema 4D), embora, graças à sua ampla adaptabilidade, o FreeCAD possa a se tornar útil em uma área muito mais ampla do que o foco atual."

    **********************************************************************************

    progeCAD 2009 Smart! - Gratuito - Uso não comercial
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-progecad-smart-cad-gratuito.html

    "O progeCAD Smart! é um programa CAD gratuito para uso pessoal com funcionalidades de um CAD comercial avançado. O programa é baseado na tecnologia do IntelliCAD 6, derivada das versões profissionais do ProgeCAD. Esta versão é gratuita porém o uso não pode ser comercial. É necessário realizar um cadastro no próprio software para ativar a licença gratuita."

    **********************************************************************************

    QCAD - Open Source - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-qcad-cad-2d-gratuito.html

    "O QCAD é um aplicativo CAD gratuito e de código aberto, para desenhos em duas dimensões (2D). Com o QCAD, você pode criar desenhos técnicos, como planos para edifícios, interiores, peças mecânicas ou esquemas e diagramas. O QCAD funciona em Windows, MacOS e Linux. O código fonte do QCAD é lançado sob a versão GPL 3 (GPLv3), uma popular licença Open Source."

    **********************************************************************************

    DraftSight FREE - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-draftsight-free-cad-software.html
    "O DraftSight Free é um programa CAD 2D, de qualidade profissional e totalmente gratuito. É desenvolvido pela Dassault Systemes (empresa que também desenvolve o SolidWorks) especialmente para usuários CAD profissionais, estudantes e educadores, que buscam alternativas CAD gratuitas com uma melhor maneira de criar, editar e visualizar arquivos DWG."

    **********************************************************************************

    BRL-CAD - Open Source - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-brl-cad-modelador-renderizador-3d-gratuito.html
    "O BRL-CAD é um complexo e poderoso modelador CAD 3D, gratuito e multiplataforma (Windows, Linux, Mac OS) capaz de criar, editar, renderizar e analisar interativamente objetos geométricos tridimensionais."

    **********************************************************************************

    Archimedes - Open Source - Gratuito - Uso irrestrito
    http://www.ecivilnet.com/softwares/download-archimedes-open-cad-gratuito.html
    "Archimedes é um aplicativo CAD 2D gratuito e open source, destinado ao desenho arquitetônico. Está disponível para sistemas Windows, Linux e Mac OS X. Possui uma interface limpa e simples, o que o torna um sistema extremamente leve."

    **********************************************************************************

    Solid Edge Free 2D - Gratuito - Uso irrestrito
    *Em Breve

    **********************************************************************************

    Fique à vontade para sugerir novos programas para esta lista. Basta responder ao tópico com a indicação. Smile


    _________________
    Arquiteta e Urbanista, e Engenheira Civil.
    Doutorando em Engenharia Urbana

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    CAD free

    Sandra Freitas
    postou em Seg, 11 Jun 2018, 04:56
    Visitante

      Qual desses é o melhor em termos de recursos e que se equipare ao autocad?

      O Solid Edge Free 2D, alguém já usou?

      Re: CAD free

      Carvalho Neto
      postou em Qui, 21 Jun 2018, 21:33
      Visitante

        Sandra Freitas escreveu:Qual desses é o melhor em termos de recursos e que se equipare ao autocad?

        O Solid Edge Free 2D, alguém já usou?


        Assim... que se equipare à versão atual do autocad, nenhum desses.
        Dessa lista, o librecad e solid edge são os melhores, na minha opinião. Dá para trabalhar bem, com uma boa produtividade.

        DGN

        laiz daleth
        postou em Qua, 16 Jan 2019, 11:05
        Visitante

          Bom dia!

          Obrigada pelo post. Muito útil!

          Pode me dizer qual deles salva em DGN?

          Trabalha em um local que usa Microstation Sad

          Desde já. Obrigada!!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Programas CAD gratuitos

          Jeferson.Sequi
          postou em Qua, 24 Abr 2019, 11:16
          Visitante

            O librecad está evoluindo muito rapidamente. Passei a usá-lo depois que lançou o suporte ao formato DWG, daí só vi benefícios. É leve e rápido. O fato de não trabalhar em 3D não é problema, visto que o freecad faz isso perfeitamente.

            Draftsigh

            Ana Maria Furtado
            postou em Seg, 29 Abr 2019, 18:00
            Visitante

              Destes eu estava usando o draftsigh, mas eles não atualizaram mais a versão Free, que era bem completa. Inclusive nem estão mais distribuindo a Free, só tem os Cads pagos agora. Então eu passei a usar o librecad e o Freecad e estou muito satisfeita. Os dois programas se complementam no que diz respeito ao 2d e o 3d e são muito profissionais.

              Ana Maria Furtado
              postou em Seg, 29 Abr 2019, 18:10
              Visitante

                Bom dia!

                Obrigada pelo post. Muito útil!

                Pode me dizer qual deles salva em DGN?

                Trabalha em um local que usa Microstation Sad

                Desde já. Obrigada!!


                Infelizmente nenhum desses salva em dgn, muito menos abre. O que pode ser feito é usar algum programa para fazer a conversão entre os formatos.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Warueira
                postou em Qua, 16 Nov 2022, 00:03
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Eu uso o Librecad e é muito bom.
                  Encontrei este post. Ainda não testei, mas acho válido compartilhar:
                  xp-pen.pt/forum-6151.html

                  Disco bloqueado após tentativa de instalar o FreeCAD

                  Luis Eiras
                  postou em Seg, 26 Dez 2022, 07:22
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Luis Eiras escreveu:
                    Luis Eiras escreveu:Bom dia,
                    No dia 26/12/2022 ao tentar instalar o programa FreeCAD gratuito, depois de fazer o Download, tentei instalá-lo no meu computador e fiquei no disco d: todos os ficheiros com uma extensão .isza e não consigo "abrir" nenhum ficheiro e diretoria do disco d:
                    Em todas as diretorias o hacker instalou um ficheiro README que resumidamente dizia: Tenho que pagar $980 para me restaurar os ficheiros do disco! eu não vou pagar porque isto é chantagem e não tenho garantia de me resolverem o problema ou se tenho de pagar mais!
                    Os programas que publicam no vosso Fórum gratuitos têm virus? O que devo fazer? Trata-se de um problema muito complicado, pois tinha no disco d: informação minha, muito importante.
                    Agradeço a quem me possa ajudar.
                    Obrigado.


                    Responder Mensagem


                    Programas e apps de construção civil