Pós em Estruturas ou Gestão de Projetos?


Responder Mensagem

Pós em Estruturas ou Gestão de Projetos?

Caio Peres
postou em Qua, 20 Set 2017, 18:11
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite,

    Estou indo para o meu último ano de Engenharia Civil e identifiquei algumas áreas bem interessantes durante o curso. Sempre pensei em fazer uma pós em Gestão de Projetos por ser uma área que me interesso, mas ultimamente tenho considerado muito estruturas, visto que também gostaria de, futuramente, partir pra parte mais autônoma da Engenharia Civil e começar a fazer meus próprios projetos estruturais. Algumas pessoas dizem que se quer trabalhar com estruturas, uma especialização é muito importante.
    Obviamente não quero que alguém me indique "o que é melhor". Acredito que as coisas não funcionam assim. Mas gostaria de saber sobre suas opiniões e experiências próprias sobre essas áreas.
    Com qual especialização o mercado esta mais receptivo?
    Especialização em estruturas é de fato necessária para projetar?

    Agradeço à atenção antecipadamente.

    Atenciosamente,

    Caio Peres


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Qui, 21 Set 2017, 07:48
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Meu primeiro estágio foi com um calculista, ele dizia exatamente o contrário, segundo ele, pós é apenas se quiser lecionar, engenheiro calculista tem que ter experiência de obra, entender como estrutura funciona e ter paciência para ler normas, isso é possível com isoestática e hiperestática que é ensinado na faculdade.

      Eu atualmente atuo como calculista, não fiz pós, mas durante a faculdade, aprendi um software de cálculo, li sobre cálculo, até fiz cálculos estruturais supervisionado.

      Pessoalmente, eu lhe indicaria fazer uma pós, ou um curso de especialização quando conseguir se situar no mercado de trabalho, para quando necessário continuar crescendo.

      Quais habilidades você tem atualmente?
      Digamos que você sabe calcular uma estrutura de concreto armado a mão. Você pode começar calculando um sobrado, uma casa. Enquanto você faz isso durante o dia, pode estudar um pouco a NBR 6123, entender sobre ventos, e isso já lhe permite calcular um prédio pequeno, e ganhar experiência nisso.
      Talvez surja a oportunidade de calcular um pavilhão em estrutura metálica, nesse caso, novamente, pode estudar as normas, ou fazer um curso online sobre estruturas metálicas, conversar com outro engenheiro que já calcula estruturas metálicas e fazer em parceria o projeto, etc...

      Se você está trabalhando, ou pretende trabalhar em uma empresa, não recomendo sair para começar a fazer projetos, faça o contrário, continue trabalhando, comece a fazer projetos por fora no fim de semana, e quando a demanda por seu serviço autônomo for grande o suficiente para ultrapassar seu salário, aí sim, você pode negociar com seu chefe um aumento ou pedir demissão, com a garantia de que vai continuar ganhando bem.
      Lembre que enquanto você está trabalhando, o escritório que você trabalha, a impressora, a secretária, é seu chefe que paga, pediu demissão, não é mais ele que paga.

      abnermartins
      postou em Sex, 22 Set 2017, 10:28
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Sou engenheiro calculista de estruturas metálicas.

        Recomendo que faça pós graduação, em qualquer área que for exercer.

        _________________
        Abner Martins - Engº Calculista de Estruturas Metálicas

        Perfil: https://br.linkedin.com/in/abnermartins


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais