Laje vencendo vão livre de 6m


Responder Mensagem

Laje vencendo vão livre de 6m

humberto.rodrigues
postou em Seg, 11 Dez 2017, 17:17
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá amigos, boa tarde!

    Eu tenho uma laje unidirecional pré-moldada que vence um vão livre de 5,4 metros. Por ser um vão foram do comum, foi usada uma treliça de 16cm de altura (conhecida como TR 16), que é capaz de vencer vãos maiores que 6 metros.
    Não se observa qualquer sinal de ruptura na parte inferior das vigotas. Porém, a laje tem um balançar maior do que uma laje com treliça de 8cm. O que me parece normal, dado o maior vão. Os amigos concordam?
    Essa mesma laje está recebendo a alvenaria de vedação e também irá receber o contrapiso para instalação do porcelanato.

    Minha dúvida do balançar da laje ser um pouco maior é se os amigos que já tiveram a oportunidade de trabalhar com vigotas deste tipo observaram o mesmo e se tiveram algum problema. Lembrando que trata-se de uma residência.
    Os poucos que viram ficaram impressionados com o tamanho do vão e questionando a segurança da laje, mesmo eu explicando que trata-se de uma treliça "diferenciada".


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Ter, 12 Dez 2017, 14:11
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      O problema de laje nervurada em balanço é que no balanço inverte os esforços, e aí, precisa aço em cima e concreto embaixo. Ainda tem um pouco de concreto, bem menos, mas tem concreto embaixo no balanço. Quanto a armadura, desde que existam negativos de dimensão adequada, e que tenham no mínimo o dobro do comprimento do balanço, ela irá resistir.

      Já vi trincas ocorrerem em balanço com alvenaria no topo, justamente por não ter esse negativo, ou ter um negativo incapaz de resistir todo o esforço.

      No seu caso, por utilizar uma treliça de 16cm de altura, e uma laje de aproximadamente 20cm, a resistência é maior, mas como o balanço é maior, a armadura negativa deve ser maior também.

      Para saber o valor exato, só consultando com um engenheiro.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural