Concretagem da laje


Responder Mensagem

Concretagem da laje

EngVeloso
postou em Sex, 23 Mar 2018, 01:41
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Olá, quanto a concretagem de lajes, depois de terminada a concretagem, qual o procedimento ?

    Aqui na minha cidade o pessoal termina a concretagem debaixo de sol e larga daquele jeito mesmo ao ar livre, até o próximo dia. Sei que tem a questão da cura e tudo, mas é que vejo todo mundo fazendo assim aqui desde sempre, até pensei que seria interessante algumas lonas encima e tal, mas olha.. Nunca vi ninguém fazer isso.. Ia parecer algo mirabolante.
    Ai pergunto, qual a boa pratica nessa parte? Sei que não dá pra fazer algo perfeito pra cura se dar da melhor forma possível, mas qual seria a medida de bom senso do engenheiro na obra sem querer reinventar a roda?
    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Concretagem da laje

    GilbertoRocha
    postou em Sex, 23 Mar 2018, 07:08
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      O correto é molhar a laje continuamente nos primeiros 5 dias. Dá uma olhada na tabela de fluência da NBR 6118. Com umidade elevada nos primeiros 5 dias você pode diminuir pela metade as deformações.

      Pessoalmente, eu falo para que após concretagem, esperar 2 horas e molhar continuamente, e a partir do segundo dia, pelo menos 3 vezes por dia, início da manhã, meio dia e fim da tarde, e falo ao cliente que esse procedimento que faz com que a laje não deforme tanto a longo prazo assim como garante menos trincas no futuro.

      Concretagem de Laje

      Giovani Trapp
      postou em Sáb, 31 Mar 2018, 18:25
      Visitante

        Importante manter úmida a laje pelo menos nos primeiros 7 dias.
        Acredito que o melhor método é cobrir a laje com lona preta ou manta bidim, o que irá manter a umidade por mais tempo. É especialmente importante para lajes de garagens onde a falta de umidade irá provocar uma resistência a abrasão muito baixa na superfície.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Instalações Prediais