Bom dia a todos os colegas.
Estou fazendo um orçamento de um serviço de uma rampa em uma praia no litoral norte do estado de São Paulo. Nesta região é comum a execução da rampa sobre um enrocamento de pedras de mão apoiadas diretamente sobre a areia. Contudo, estou com dúvida a respeito dos serviços a serem considerados. Minha sequencia de serviços seria:
1 - escavação de uma pequena vala para servir de berço para o enrocamento.
2 - preparo do substrato com compactação e regularização.
3 - colocação propriamente dita das pedras de mão com o melhor arranjo possível.
4 - preenchimento dos vazios entre as pedras com algum material granular - no caso areia.
5 - preenchimento do arranjo de pedras e areia com uma camada de concreto magro.
6 - execução da laje da rampa propriamente dita considerando a agressividade ambiental do meio.
Neste caso até acho que proceder à compactação não seja necessário, pois, como estou edificando sobre camada de areia o recalque será ja imediato à carga - isso desconsiderando que normalmente em regiões costeiras exista uma camada de argila mole sobre a camada de areia. Outra questão seria em relação a não usar formas para a rampa, acredito que não seja necessário devido ao fato de ficar dificil manter a forma sobre o enrocamento.
Algum colega teria alguma opinião de melhoria neste serviço ?
Antecipadamente agradeço.