Dúvidas sobre execução de rampa em praia


Responder Mensagem

Dúvidas sobre execução de rampa em praia

thiagozerbino
postou em Qui, 31 Mai 2018, 11:20
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia a todos os colegas.

    Estou fazendo um orçamento de um serviço de uma rampa em uma praia no litoral norte do estado de São Paulo. Nesta região é comum a execução da rampa sobre um enrocamento de pedras de mão apoiadas diretamente sobre a areia. Contudo, estou com dúvida a respeito dos serviços a serem considerados. Minha sequencia de serviços seria:


    1 - escavação de uma pequena vala para servir de berço para o enrocamento.
    2 - preparo do substrato com compactação e regularização.
    3 - colocação propriamente dita das pedras de mão com o melhor arranjo possível.
    4 - preenchimento dos vazios entre as pedras com algum material granular - no caso areia.
    5 - preenchimento do arranjo de pedras e areia com uma camada de concreto magro.
    6 - execução da laje da rampa propriamente dita considerando a agressividade ambiental do meio.


    Neste caso até acho que proceder à compactação não seja necessário, pois, como estou edificando sobre camada de areia o recalque será ja imediato à carga - isso desconsiderando que normalmente em regiões costeiras exista uma camada de argila mole sobre a camada de areia. Outra questão seria em relação a não usar formas para a rampa, acredito que não seja necessário devido ao fato de ficar dificil manter a forma sobre o enrocamento.

    Algum colega teria alguma opinião de melhoria neste serviço ?

    Antecipadamente agradeço.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dúvidas sobre execução de rampa em praia

    Visitante
    postou em Qui, 31 Mai 2018, 14:57

      1 - escavação de uma pequena vala para servir de berço para o enrocamento.
      2 - preparo do substrato com compactação e regularização.
      3 - colocação propriamente dita das pedras de mão com o melhor arranjo possível.
      4 - preenchimento dos vazios entre as pedras com algum material granular - no caso areia.
      5 - preenchimento do arranjo de pedras e areia com uma camada de concreto magro.
      6 - execução da laje da rampa propriamente dita considerando a agressividade ambiental do meio.


      Neste caso até acho que proceder à compactação não seja necessário, pois, como estou edificando sobre camada de areia o recalque será ja imediato à carga - isso desconsiderando que normalmente em regiões costeiras exista uma camada de argila mole sobre a camada de areia. Outra questão seria em relação a não usar formas para a rampa, acredito que não seja necessário devido ao fato de ficar dificil manter a forma sobre o enrocamento.

      Algum colega teria alguma opinião de melhoria neste serviço ?

      Antecipadamente agradeço.[/quote]


      Recalque da areia é imediato pela carga, mas varia pela umidade, e considerando a sobrecarga, pode aumentar a longo prazo, então compactação é necessária.
      Em relação a formas, desde que exista concreto magro para proteger o novo concreto do solo, não é necessário, o professor Berberian recomenda até chapisco na lateral como servindo essa função.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais