Posicionamento de tubulações embutidas


Responder Mensagem

Posicionamento de tubulações embutidas

MateusARG
postou em Qua, 07 Out 2020, 19:20
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa noite! Não tenho grande prática com instalações hidrossanitárias e me surgiu a seguinte dúvida a respeito do que é usual em obras: quando passo a tubulação de esgoto de um lavatório, por exemplo, e gostaria que ficasse embutida na parede, contudo abaixo, existe uma viga, o que é usual posto que a viga tem 60cm de altura?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MateusARG
    postou em Qui, 08 Out 2020, 19:23
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      Eu não sei se fui claro quanto a minha dúvida. Nas instalações de caixas sifonadas, ralos e curva para o vaso sanitário, é simples, pois essas peças abaixo da laje, não interceptam na vertical nenhum elemento estrutural. Contudo quando a descida das instalações secundárias de esgoto devem subir a uma altura acima do piso e ficarem escondidas como geralmente se procede? A região acima do piso não é problema pois pode-se embutir a instalação na alvenaria, o problema que vejo é abaixo, pois existe uma viga, se atravesso a viga verticalmente a tubulação fica demasiadamente baixa para conectá-la à caixa sifonada, se desço pela viga verticalmente e a uma meia altura coloco um joelho saindo pela lateral da viga, penso que é uma configuração "estranha", concretar uma conexão dentro da viga, e nem sei se é permitido pela norma de concreto e também de esgoto. Resta-me a solução de sacar o tubo do alinhamento da viga, para fora da parede, e fazer um enchimento, para assim o tubo atravessar a laje fora da projeção da viga, um tal enchimento seria custoso, e sobretudo criaria recordes no pano da parede. Enfim, gostaria de saber o que é usualmente utilizado, se existe outra solução.
      Grato pela Atenção.
      Mateus Argenta


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Instalações Prediais