Olá pessoal... Sou estudante - 4º semestre - de Eng. Civil. Já tinha ouvido falar do site desde quando iniciei o curso, mas acabei de me inscrever... os tópicos são muito bons... parabéns ao pessoal!
Vem ao caso que resido em uma cidade que possui inúmeros prédios residênciais térreos muito antigos, e uma das principais patologias dos mesmos é a umidade na faixa inferior das paredes das residências. Acredito que o problema seja causado devido à não impermeabilização dos alicerces, visto que a maioria é foi executada em "pedra de fogo" pilada, e as paraedes, de tijolos maciços acentados com barro. Presenciei um pedreiro fazendo uma vedação com um produto chamado Veda Já, da marca Vedacit - muito utilizado em impermeabilizações de superfícies em contato direto com a água. Ele removeu o roboco das partes onde a umidade se manisfestava, tapou os orifícios aparentes da alvenaria com uma argamassa mista de areia grossa e cimento, cujo traço não sei qual foi, aplicou o referido vedante, chapiscou, emboçou e robocou.
Eu queria saber o que o pessoal acha da solução acima descrita e se alguém souber de outras alternativas, serei grato. Abraço!