Impermeabilização.


Responder Mensagem

Impermeabilização.

jefersonbfengenheiro
postou em Dom, 09 Ago 2009, 21:05
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá pessoal... Sou estudante - 4º semestre - de Eng. Civil. Já tinha ouvido falar do site desde quando iniciei o curso, mas acabei de me inscrever... os tópicos são muito bons... parabéns ao pessoal!
    Vem ao caso que resido em uma cidade que possui inúmeros prédios residênciais térreos muito antigos, e uma das principais patologias dos mesmos é a umidade na faixa inferior das paredes das residências. Acredito que o problema seja causado devido à não impermeabilização dos alicerces, visto que a maioria é foi executada em "pedra de fogo" pilada, e as paraedes, de tijolos maciços acentados com barro. Presenciei um pedreiro fazendo uma vedação com um produto chamado Veda Já, da marca Vedacit - muito utilizado em impermeabilizações de superfícies em contato direto com a água. Ele removeu o roboco das partes onde a umidade se manisfestava, tapou os orifícios aparentes da alvenaria com uma argamassa mista de areia grossa e cimento, cujo traço não sei qual foi, aplicou o referido vedante, chapiscou, emboçou e robocou.

    Eu queria saber o que o pessoal acha da solução acima descrita e se alguém souber de outras alternativas, serei grato. Abraço!


    Editado pela última vez por jefersonbfengenheiro em Seg, 24 Ago 2009, 13:12, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Impermeabilização.

    valkirio1
    postou em Ter, 11 Ago 2009, 19:43
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Caro amigo!
      Tenho muito tempo nesta área e com vários cursos.Quero te relatar que este método não técnico está erradamente errado!!!
      Mas como foi feito sem tecnica, a gente perdoa.
      O serviço tecnicamente correto,é combater o problema na raiz, já que o pedreiro só o fez onde se manifesta visualmente,e por incrivel que pareça,muitos profissionais (Eng° e etc)também cometem esse tipo de erro.
      Veja como é o procedimento correto para combatermos o problema na raiz:
      1-Faça cortes de 1mx20cm(h) escalonados de 80 a 80cm em todo o perímetro das paredes sendo os mesmos rentes aos baldrames das mesmas
      2-Encha os cortes(com h=12cm) com concreto de pedrisco,no traço:1:2:4,cim/areia( m/g) e pedrisco+impermeabilizante tipo vedacite ou sika-01
      3-Depois de 72hs faça o mesmo com as partes escalonadas de 1m
      4-Depois de 72hs,preencha todo o perímetro da cinta de imperm.que foi criada,impermeabilizante elastrômero ou com manta asfáltica.
      5-Depois preencha os 8cm acima da cinta com argamassa 1:3 ou use um espansor químico para preencher(a escolha é sua)

      Esta é a única técnica para eliminarmos de vez este tipo de problea.
      Espero ter te ajudado!
      valedemarchaves@gmail.com(qualquer dúvida)
      Aguarde o"SIACO"Sitema de Apropriação,Orçamentos,Custos e Controle de Obras"(.O único que não precisa de tutorial para operar por que é muito simples de manusear).Indicado principalmente para estudantes e recém formado de engenharia e Arquitetura [/list][/code][/quote]

      robmag
      postou em Qua, 12 Ago 2009, 12:36
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Prezado Jeferson

        Existe também a opção de se fazer furos paralelos a 45º na parede existente, afastados de aprox. 3 cm e depois preencher com material gelatinoso (da Denver se não me engano).

        Mas o melhor método é este indicado pelo valkirio1. E não precisa ficar preocupado que a parede não despenca.

        Lembra dos arcos em alvenaria e pedras dos antigos palácios e pontes? Com materiais bem resistentes à compressão executava-se arcos com vãos de até 2,50m.

        O mesmo acontece em toda alvenaria que se constrói. Todas elas contém um arco "virtual", onde se pode tranquilamente abrir vãos de + ou - 1,50m para se impermeabilizar o respaldo dos baldrames.
        ]

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        jefersonbfengenheiro
        postou em Sáb, 15 Ago 2009, 01:27
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Legal pessoal . Era exatamente essa a dúvida que eu tinha - acabar com o problema pela raiz, ou seja, parar a umidade no baldrame - uma vez que eu ainda não fiz nenhuma matéria relacionada à questão que eu abordei aqui. Obrigado pessoal!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Paulo José Barreto
          postou em Ter, 18 Ago 2009, 15:09
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

            Caro Jefersom
            Essa umidade que aparece na parte de baixo das paredes é devida à percolação da água na alvenaria. É bastante eficiente a substituição (intercalada e gradual) dos titolos maciços por concreto aditivado com impermeabilizante. Mas vale lembrar: não se esqueça de que toda a areia a ser utilizada nesse serviço deverá ser peneirada, para ficar livre de materiais indesejáveis. Parece apenas um detalhe, mas em imermeabilização qualquer sujeirinha atrapalha muito.
            Um abraço

            Re: Impermeabilização.

            mottarj
            postou em Qua, 07 Out 2009, 09:38
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 24

              Convido todos vocês a virem conhecer o sistema ICOPER de impermeabilização.
              O ICOPER é um produto que é de fácil aplicação, base água, resiste a completa estagnação da água, e dentre outras qualidades.

              Campo de aplicação:Lajes, reservatórios de água potável (com laudo de potabilidade), banheiros, dentre outros tipos de aplicações.

              Excelente aderência: Sobre manta asfaltica e butilica - Metal - Vidro - Acrílico - PVC - Plástico - Cerâmica - Pedra etc...

              Para saber mais sobre essa tecnoligia acesse:
              WWW.ICOPER.COM.BR
              ou
              vendas@icoper.com.br A/C Rodrigo

              Sylvio Rocha Nogueira
              postou em Dom, 14 Fev 2010, 13:28
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 19

                Muitos adquirentes de imóveis sofrem com ruínas de revestimentos em faixas inferiores de paredes térreas, cuja causa, mais comum, é a “umidade ascendente”. Raros profissionais – em obras civis – ouviram falar de "papelão alcatroado"; e, dos que ouviram, a maioria pensa tratar-se, apenas, de "uma forma, antiga, de impermeabilizar baldrames" e/ou de simples "camada separadora". Com tal "certeza", engenheiros, arquitetos, mestres-de-obras, etc, ignoram o "idoso produto" e besuntam os baldrames com emulsões (asfálticas ou acrílicas), pois isto é "mais moderno", gerando grotesco erro técnico, cujas conseqüências são danos em revestimentos, pinturas ou marcenarias, formações de fungos, constantes e onerosos reparos, perícias técnicas, etc.

                Vejamos:

                1) O concreto é poroso e deve, por óbvio, ser impermeabilizado (adição de densificadores, hidrófugos de massa, etc, etc);

                2) O antigo “papelão alcatroado” tinha função única, insubstituível por emulsões, asfálticas, sintéticas ou outras películas selantes; de fato, cortado com largura superior à do baldrame, o cartão sobrava para os dois lados; e, nas paredes externas, obedecia à seguinte geometria: 2.1) Para fora: "dente" inclinado (sobre ripa chanfrada), ficando sob o emboço; 2.2) Para dentro: aba de 4 ou 5 centímetros, dobrada, para cima, até o lançamento do lastro; a dobra voltava à horizontal – antes do contrapiso – cobrindo a interface baldrame x lastro, onde surgem fissuras, capilares, por retração.

                3) Sem tal proteção, a água do solo ascende pela interface (inevitável fissura entre o lastro e o flanco - mesmo besuntado - do baldrame) e pelas paredes térreas (tijolos, chapisco, emboço, reboco), gerando pulverulências em mesclas e/ou pinturas.

                Como se vê, a construção civil brasileira trocou produto eficaz e baratíssimo (custaria, hoje, já colocado, algo como R$ 0,50 o metro linear !) por emulsões vedantes quase sempre inúteis (e mais caras); e sequer usa tiras, de mantas plásticas, para desempenhar aquela básica função. Eis mais um exemplo de racional procedimento banido pelo isolamento teórico das cátedras e pela desinformação, técnica, nos canteiros de obras.

                _________________
                Sylvio Nogueira Arquiteto
                CREA 347-D/RJ – UFRJ/1966
                www.snogueira.com

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Impermeabilização.

                IsaacdeCristo
                postou em Seg, 15 Fev 2010, 18:33
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  Caro Jefferson,

                  Não seria nada ruim se você desse uma olhada nos catálogos técnicos da própria Vedacit. Eles instruem com muita propriedade sobre a aplicação dos produtos.


                  Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 19:25, num total de 4 vezes
                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  IMPERMEABILIZAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO 11 3499-6403

                  reformatos
                  postou em Sex, 29 Out 2010, 17:15
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

                    CONTATOS

                    (11) 3499-6403
                    (11)7822-4106 nextel
                    ID:936*31295

                    contato@reformatos.com.br
                    www.reformatos.com.br


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais