Dimensionamento de lajes treliçadas, nervuradas, pré-fabrica


Responder Mensagem

Dimensionamento de lajes treliçadas, nervuradas, pré-fabrica

rodrake
postou em Sáb, 22 Ago 2009, 21:38
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Amigos,

    Estou começando a me aprofundar em estruturas para elaboração de projetos e tenho algumas dúvidas. Durante o curso de civil, aprendi na disciplina de Concreto Armado, a dimensionar lajes maciças. Com o surgimento de vários outros tipos de lajes como treliçadas, nervuradas, pré-fabricadas, gostaria de saber se alguém conhece alguma apostila, livro, tese, publicação ou curso que demonstre como dimensionar esses tipos de lajes ou a converter uma laje maciça em algum desses tipos. Outra dúvida que tenho é de como fazer o lançamento da estrutura de maneira econômica. Digamos, sem colocar pilares e vigas aonde não precisa, fazer o lançamento de lajes. Existe algum livro ou apostila pra isso? Agradeço desde já a atenção.

    Att,

    Rodrigo Prudêncio da Silva.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 23 Ago 2009, 11:47
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro rodrake

      As lajes pré-moldadas geralmente são fabricadas isoladamente para cada vão (tramo) ou para cada compartimento, o que caracteriza que os apoios em suas extremidades são simples, isto é, elas ficam bi-apoiadas.

      Ás vezes os vãos são pequenos e elas passam direto sobre eles, caracterizando as lajes contínuas.

      Nos dois casos acima, deve-se calcular o valor do momento negativo sobre os apoios. Se o ferro negativo da própria laje pré não suportar os esforços, complementamos com mais ferros. O escalonamento de seus comprimentos deve ser feito pela variação dos momentos em seu diagrama.

      O lançamento da estrutura talvez seja o item mais importante do cálculo estrutural, que exige grande experiência do calculista.