Dimensionamento de lajes treliçadas, nervuradas, pré-fabrica


Responder Mensagem

Dimensionamento de lajes treliçadas, nervuradas, pré-fabrica

rodrake
postou em Sáb, 22 Ago 2009, 21:38
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Amigos,

    Estou começando a me aprofundar em estruturas para elaboração de projetos e tenho algumas dúvidas. Durante o curso de civil, aprendi na disciplina de Concreto Armado, a dimensionar lajes maciças. Com o surgimento de vários outros tipos de lajes como treliçadas, nervuradas, pré-fabricadas, gostaria de saber se alguém conhece alguma apostila, livro, tese, publicação ou curso que demonstre como dimensionar esses tipos de lajes ou a converter uma laje maciça em algum desses tipos. Outra dúvida que tenho é de como fazer o lançamento da estrutura de maneira econômica. Digamos, sem colocar pilares e vigas aonde não precisa, fazer o lançamento de lajes. Existe algum livro ou apostila pra isso? Agradeço desde já a atenção.

    Att,

    Rodrigo Prudêncio da Silva.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 23 Ago 2009, 11:47
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro rodrake

      As lajes pré-moldadas geralmente são fabricadas isoladamente para cada vão (tramo) ou para cada compartimento, o que caracteriza que os apoios em suas extremidades são simples, isto é, elas ficam bi-apoiadas.

      Ás vezes os vãos são pequenos e elas passam direto sobre eles, caracterizando as lajes contínuas.

      Nos dois casos acima, deve-se calcular o valor do momento negativo sobre os apoios. Se o ferro negativo da própria laje pré não suportar os esforços, complementamos com mais ferros. O escalonamento de seus comprimentos deve ser feito pela variação dos momentos em seu diagrama.

      O lançamento da estrutura talvez seja o item mais importante do cálculo estrutural, que exige grande experiência do calculista.

      Alguns aspectos são óbvios, como se manter uma certa regularidade na distribuição das cargas nas fundações, observar quais as regiões mais carregadas; evitar pilares muito próximos em vigas contínuas, tomar cuidados com vigas sobre as quais passarão veículos; proteger elementos que ficarão enterrados, etc.
      ]

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      Paulo José Barreto
      postou em Seg, 24 Ago 2009, 16:05
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

        Caro Rodrigo
        Aquí vai uma dica: na minha opnião, um dos melhores livros atualmente para quem está iniciando é o do Eng João Teatini Climaco, publicado pela Finatec- Universidade de Brasilia( UNB ). É uma obra com boa didática, está todo baseado nos conceitos da nova Norma Brasileira, possui teoria muito bem explicada e exemplificada. Este livro foi adotado nas disciplinas de Cálculo Estrutral em várias universidades no Rio de Janeiro ( UERJ, Estácio de Sá,etc )
        Um abraço


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural