Pintura no céu - Salvador - Bahia - Brasil


Responder Mensagem

Pintura no céu - Salvador - Bahia - Brasil

IsaacdeCristo
postou em Dom, 30 Ago 2009, 09:11
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    PINTURA NO CÉU

    Nós andamos rua acima, rua abaixo e muitas vezes não percebemos a criatividade dos urbanistas e arquitetos que montam a nossa cidade. Uns fazem execelentes projetos, outros nem tanto assim...

    Dirigindo e tendo que parar ao acaso de um engarrafamento, achei interessante a disposição das luminárias colocadas na Av. Prof. Magalhães Neto, exatamente vistas do ponto em que parei. Após a constatação e já propositadamente atento, procurei verificar a paisagem de outros ângulos à medida que o trânsito se movimentava, mas confesso que não gostei dos resultados, sorte que consegui registrar aquele momento e local quase único para o efeito mostrado naquela paisagem.

    Quando vistas de determinado ângulo e momento, as luminárias dão ao céu uma pintura inusitada, como se um hábil pintor tivesse rabiscado o céu com rápidas pinceladas com uma tinta também de tom azul, porém mais acentuado do que aquele apresentado pela abóbada celeste naquele momento, dando um contraste necessário para ser bem visto sem necessariamente chocar a visão do observador.

    Não obstante, pela inspiração e composição naturais, o cinza dos postes parecem não saltar à cor das nuvens que na composição parecem ter sido colocadas no lugar exato e no tom necessário para não roubar a cena dos traços pintados pelas luminárias, pelo urbanista ou pela interpretação que outros tantos observadores poderão dar àquela paisagem.

    Veja a imagem que capturei instataneamente na referida parada do trânsito. A imagem não é profissional mas dá pra se ter uma idéia da composição que as luminárias formam com o céu, do ângulo de onde fotografei. Muito bonito, interessante... Não quero exagerar, mas creio que certamente até a formação do céu naquele momento teve sua influência na formação daquela imagem.



    Propositadamente até poderemos conseguir imagens parecidas ou ainda melhores do que aquela que consegui registrar, mas nunca igual a ela.

    Imagem tirada no sentido "Av. Tancredo Neves-Orla" em 16/04/2009.

    Visitem o meu blog: http://www.isaacdecristo.blogspot.com (http://www.isaacdecristo.blogspot.com)


    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 15:14, num total de 2 vezes

    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Paulo José Barreto
    postou em Seg, 31 Ago 2009, 14:57
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

      BELA FOTO!!!!!!
      É isso que significa Arquitetura. Transformar coisas simples ( até postes ) em obras de arte. È a valorização e embelezamento do espaço urbano, através da criatividade.
      Um abraço a todos


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais