Cálculo de hidrantes


Responder Mensagem

Cálculo de hidrantes

Max André Santos
postou em Seg, 14 Set 2009, 12:09
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Sou estudante de Eng. Civil tenho que resolver e apresentar este trabalho. E quero aprender a fazer esse tipo de projeto.
    Dados do trabalho:
    Edificil com 4 pavimentos, garagem, 5 caixas de hidrantes, pé direito 2,70
    desnível entre o fundo do reservatório elevado e o hidrante mais desfavorável 6,0m, grupo/divisão A2 - área<1200> 12m, rti=8000 litros, hidrante tipo 1 vazão mínima obrigatória(IT) 125litros por minuto, pressão minima no esguicho do hidrante mais desfavorável 4,0 mca. (tenho conhecimento de todas as fórmulas usadas para o calculo mas não sei como é o processo. Se alguem puder me ajudar resolvendo este para que eu possa entender todo o processo agradeço).


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Seg, 14 Set 2009, 19:46
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Max André,

      Entre no site do corpo de bombeiros do estado de São Paulo e verifique a instrução técnica Nº 22, nela você vai encontrar a relação de normas pertinentes ao assunto e os procedimentos para o dimensionamento de uma rede de hidrantes. Esta instrução é válida para o estado de São Paulo portanto caso você more em outro estado verifique qual é a legislação vigente para na região.

      O endereço do site é: www.ccb.polmil.sp.gov.br

      Se tiver tempo para leitura, recomendo o livro Instalações Hidráulica do Eng. Hélio Creder - Livros Técnicos e Científico Editora.
      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais