Prezados amigos,
Realmente a alvenaria estrutural chegou no Brasil!!
Embora a nossa cultura popular ainda não aceite a construção de sequer dois pavimentos sem pilares e vigas, as construtoras andam de vento em popa. Vejam imagem feita por mim, no Rio de Janeiro - Riocentro, de um prédio de 11 pavimentos (dez andares) em que não há vigas nem pilares na "torre", com exceção das vigas nas varandas/sacadas em balanço e no coroamento da torre.
Foto por Isaac de Cristo em 17/09/2009 - Rio de Janeiro - Brasil
A estrutura consiste numa base muito bem elaborada com fundação e estrutura em pilares e vigas apenas até o pavimento térreo. Claro que a distância entre estes pilares é curtíssima - não mais que 4,00m e a maioria em torno de 3.00m mesmo. As vigas apresentam altura visilvemente avantajada. Garagem nem pensar e muito menos playground sem a interferência de tantos pilares.
A montagem é feita em alvenaria de tijolo estrutural, de concreto, e a amarração fica por conta das lajes que assentadas/engastadas diretamente nos blocos, formam o "arquitravamento" do prédio. Aliás por falar em travamento, não pensem que a caixa do elevador é em concreto, pois não é, ela é mesmo feita com o mesmo bloco estrutural. A resisistência dos blocos dos primeiros pavimentos é de cerca de 35MPa, reduzindo-se a cada quatro pavimentos. Para dar uma forcinha na estrutura foram colocacados algumas colunas de blocos "groutinados".
Comente este tópico.