- CELSO_RJ
- postou em Dom, 04 Abr 2010, 07:50
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 3
Prezados,
Esta é a minha primeira postagem e peço licença para participar das discussões, contando sempre com a ajuda dos membros desta comunidade e, dentro das minhas possibilidades, ajudar também.
Construí a primeira casa de um loteamento novo, no entanto, desconhecia o procedimento para esgoto sanitário adotado na região, que é o conjunto fossa-filtro-sumidouro, pois não existe rede de esgoto.
O construtor executou este serviço, mas não fiz o estudo de solo para calcular a absorção de água do mesmo e o problema do Sucram está ocorrendo em minha casa. O problema ocorreu no verão seguinte à construção, com chuvas mais intensas.
Utilizo três "anéis" de 50cm de altura com 1,00mt de diâmetro em cada componente.
Em épocas de chuva o sumidouro fica bem cheio e quando utilizamos a máquina de lavar ocorre o transbordamento.
Perguntas:
1)Devo aprofundar mais o sumidouro até encontrar uma camada de solo mais arenosa que absorva mais a água?
2)O fundo do sumidouro deve estar no mínimo a 1,5mt do lençol freático. Quando cavamos 50cm do terreno a água começa a "brotar", porém, não sei se trata-se do lençol freático ou da água que está presa na camada superior do solo e não consegue ser absorvida. Esta última hipótese procede?
3)Existe a possibilidade de drenar as águas pluviais do terreno através de poços artesianos, instalando um reservatório isolado com filtro de britas, eliminando desta forma a umidade da camada superior do solo e deixando o sumidouro mais vazio?
Tenho medo de testar formas ineficazes e gastar dinheiro desnecessariamente.
No meu loteamento já foram construídas mais 4 casas e o problema é o mesmo em todas elas, ou seja, com a umidade do solo ocasionado pelas chuvas, os sumidouros estão sempre cheios.
No aguardo de sugestões, deixo aqui os meus agradecimentos.
Atenciosamente,