Fossa séptica e sumidouro


Responder Mensagem

Fossa séptica e sumidouro

VITOR EDUARDO DE SOUZA AL
postou em Seg, 19 Out 2009, 22:58
Usuário Novato | Mensagens: 1

    O que fazer quando em determinadas épocas do ano numa casa, em terreno baixo sob chuvas constantes, o lençol freático fica a apenas 50 cm da superfície, encobrindo o sistema fossa-sumidouro, provocando retenção ou refluxo principalmente das descargas. Se a solução partir para valas de infiltração, qual a profundidade dos tubos em relação ao nível máximo do lençol?
    Grato por qualquer ajuda!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fossa séptica e sumidouro

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 28 Out 2009, 17:51
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Vitor,

      Se possível poste este tópico lá no Fórum Conhecendo Obras (http://www.conhecendoobras.com.br).


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:19, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      CELSO_RJ
      postou em Dom, 04 Abr 2010, 07:50
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Prezados,

        Esta é a minha primeira postagem e peço licença para participar das discussões, contando sempre com a ajuda dos membros desta comunidade e, dentro das minhas possibilidades, ajudar também.

        Construí a primeira casa de um loteamento novo, no entanto, desconhecia o procedimento para esgoto sanitário adotado na região, que é o conjunto fossa-filtro-sumidouro, pois não existe rede de esgoto.
        O construtor executou este serviço, mas não fiz o estudo de solo para calcular a absorção de água do mesmo e o problema do Sucram está ocorrendo em minha casa. O problema ocorreu no verão seguinte à construção, com chuvas mais intensas.
        Utilizo três "anéis" de 50cm de altura com 1,00mt de diâmetro em cada componente.
        Em épocas de chuva o sumidouro fica bem cheio e quando utilizamos a máquina de lavar ocorre o transbordamento.

        Perguntas:
        1)Devo aprofundar mais o sumidouro até encontrar uma camada de solo mais arenosa que absorva mais a água?
        2)O fundo do sumidouro deve estar no mínimo a 1,5mt do lençol freático. Quando cavamos 50cm do terreno a água começa a "brotar", porém, não sei se trata-se do lençol freático ou da água que está presa na camada superior do solo e não consegue ser absorvida. Esta última hipótese procede?
        3)Existe a possibilidade de drenar as águas pluviais do terreno através de poços artesianos, instalando um reservatório isolado com filtro de britas, eliminando desta forma a umidade da camada superior do solo e deixando o sumidouro mais vazio?

        Tenho medo de testar formas ineficazes e gastar dinheiro desnecessariamente.

        No meu loteamento já foram construídas mais 4 casas e o problema é o mesmo em todas elas, ou seja, com a umidade do solo ocasionado pelas chuvas, os sumidouros estão sempre cheios.

        No aguardo de sugestões, deixo aqui os meus agradecimentos.

        Atenciosamente,

        _________________
        CELSO MARQUES
        Guapimirim - RJ
        Tel.: (21) 7699.8369


        Responder Mensagem


        Instalações Prediais