cobhc escreveu:Bom dia meus caros..
sou acadêmico de engenharia civil, 2º ano..
justamente por não ter iniciado as desciplinas específicas é que tenho uma dúvida.. já notei que um engenheiro apenas formado na graduação é capaz de fazer o cálculo estrutural, dimensionar sapatas, etc..
então eu me pergunto: porque existe especializações? seria para os projetos mais complexos? quais as vantagens que um engenheiro especializado em determinada área teria? quais as principais especializações?, as mais promissoras, etc.. enfim..gostaria, se possível, que alguém esclarecesse um pouco, e me clariasse estas dúvidas..abraço
Boa tarde
Como o nome ja indica, as especializações servem para que um profissionl seja especialista em um determinado assunto. Mesmo que voce obtenha sua graduação e que voce possa desenvolver projetos, sempre necessitamos de mais aprendizado.
Em muitos casos é certo que alguns cursos apenas lhe dão o título, mas aí vai do interesse do aluno e da instituição de ensino.
Foque sua vida profissional em uma determinada área e torne-se um especialista no que voce faz (com especialização ou não).
Eu pesoalmente fiz especialização em Segurança no trabalho e esta é a única especialzação dentro das engenharias que permite a voce uma abertura de um novo campo de atuação.
Até mais.....
Eng Civil e Serg. Trab.