Oi pessoal, estou com a seguinte dúvida, estou fazendo o dimensionamento e vi as instruções que vcs colocaram para a Cris e achei muito legal, tb estou olhando a Norma 5626.
Bem a dúvida é como eu faço o cálculo com as perdas, na metragem do chuveiro, para saber se a pressão dele é adequada, preciso começar o cálculo da tubulação desde a saída da caixa d'água, no barrilete? ou eu começo a contar a metragem no início da coluna ( que desce a água)? até a parte do ramal?
- o valor de 1 mca de pressão mínima do chuveiro, sempre tem que colocar este valor na soma? em que momento eu uso?
- Qdo eu considero a pressão máxima de 400 KPa (40 mca) e qdo considero a pressão mínima de 5KPa (0,5 mca)?
-Este tipo de cálculo para verificar se a pressão da água será suficiente para outras partes da tubulação, eu tb tenho que utilizar?
Por exemplo, vou colocar uma outra coluna descendo até o térreo ( é um sobrado), para abastecer um lavabo, uma área de serviço e a cozinha, e neste lavabo a caixa de descarga será acoplada.
Fiz os cálculos e a soma dos pesos será de 2,9 ( das peças), num diâmetro da tubulação de 20mm(medida interna).
Analisei o Ábaco de Fair-Whipple-Hsiao:
- a vazão(Q) deu 0,53l/s
- a velocidade deu 1,70m/s
- a pressão deu 2,00m/s
Pela Norma a velocidade não pode ser superior a 3m/s
Aí a minha dúvida é : me parece que está de acordo, mas essa medida de tubulação será suficiente para todas as peças? digo isso pq vai abastecer tanto uma cx. de descarga,um lavatório, como o tanque, a máquina de lavar roupa e a pia da cozinha (com 2 torneiras).
Será que vcs podem me explicar?
Obrigada e um abraço,
Simone Lau