Dúvidas sobre o reboco / calfino


Responder Mensagem

Dúvidas sobre o reboco / calfino

glaupro
postou em Ter, 27 Out 2009, 20:10
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa noite. Aqui na minha região o reboco/calfino tem a cor predominante branca. Ou seja, os traços que eu tenho encontrado em manuais e em sites normalmente apresentam cimento e areia em quantidades que eu duvido que a massa fique branca. A minha dúvida é: qual o traço do reboco/calfino? Avaliar esses traços: 1:2:9 (cim:cal:areia fina) e 1:3 (areia fina:cal); e o calfino pode ser feito exclusivamente com cal?
    Desde já, agradeço pela atenção.


    _________________
    Eng. Gláucia Prodocimo

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Dúvidas sobre o reboco / calfino

    Rodrigo Nunes Gomes
    postou em Qua, 28 Out 2009, 18:22
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

      glaupro escreveu:Boa noite. Aqui na minha região o reboco/calfino tem a cor predominante branca. Ou seja, os traços que eu tenho encontrado em manuais e em sites normalmente apresentam cimento e areia em quantidades que eu duvido que a massa fique branca. A minha dúvida é: qual o traço do reboco/calfino? Avaliar esses traços: 1:2:9 (cim:cal:areia fina) e 1:3 (areia fina:cal); e o calfino pode ser feito exclusivamente com cal?
      Desde já, agradeço pela atenção.



      Boa noite Glaucia

      Não entendi bem a sua dúvida, voce quer saber o traço do reboco, ou o traço da massa fina de acabamento (calfino) ?

      Vamos ver se consigo te ajudar...

      Para o reboco, dependendo do tipo de areia que voce encontra em sua região, voce pode utilizar uma mistura de areia média fina (bem peneirada) e areia fina (aqui chamamos de areia fina do rio, esta areia tem uma cor amarelada), voce pode utilizar o traço 1:1:6, fica um traço bom....

      Para o calfino, este traço que voce comenta 1:3 é o que normalmente é utilizado e apresenta um bom resultado, e ele tem este nome, porque é justamente realizado com cal...

      Espero ter te ajudado

      Att

      _________________
      Rodrigo Nunes Gomes
      Eng Civil e Serg. Trab.

      Re: Dúvidas sobre o reboco / calfino

      glaupro
      postou em Ter, 03 Nov 2009, 20:39
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Rodrigo Nunes Gomes escreveu: Não entendi bem a sua dúvida, voce quer saber o traço do reboco, ou o traço da massa fina de acabamento (calfino) ?


        Muito obrigada pela resposta Rodrigo. Estou procurando o traço para o calfino, apenas utilizei o nome reboco também porque na literatura o reboco é o calfino. Mas na prática chamamos o emboço de reboco, e o reboco de calfino. Entenda né? Rs. Mas obrigada novamente pela resposta.

        _________________
        Eng. Gláucia Prodocimo


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais