Gcp - Guarda Corpo de Periferia. Como é este procedimento?


Responder Mensagem

Gcp - Guarda Corpo de Periferia. Como é este procedimento?

Gcpnews
postou em Dom, 08 Nov 2009, 19:48
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Sou engenheiro mecânico e fui convidado para compor o procedimento do Guarda Corpo de Periferia, deste modo desenvolvi metodologia própria, a qual é embassada na NR 18, em seus detalhes criei critérios próprios e já tenho instalado em algumas obras, o projeto na íntegra, que é além da supervisão do engenheiro mecânico, adaptei na forma coloquial do jargão judicial, em ter um sistema de segurança em entrelinhas, com sistema de exposição autenticado, que confere alta confiabilidade neste tipo de projeto, muito diferente do sistema de praxe, em que a grande maioria talvez não tenha experiência em documentações, que se façam necessárias para este tipo de projeto, assim aqui dou um preâmbulo deste procedimento que sou autor, e que coloco os engenheiros de outras áreas e técnicos em suas reais funções, ou seja, além do projeto para a real instalação, estudamos e apresentamos soluções para cada caso em particular, com notoriedade de dois experientes profissionais em sistema de comunicação via documentação, que não existe em outro lugar, tudo foi fruto de parcerias, que juntaram as idéias e consoante proteção ao trabalhador. Apresento meu site de divulgação de processos mecânicos na engenharia civil, arquitetura em http://www.treisc.eng.br. Se houver dúvidas, devem escrever para o e-mail alocado no site. Grato, pela atenção.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Gcp - Guarda Corpo de Periferia. Como é este procedimento?

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 09 Nov 2009, 09:07
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Existe a NBR 14718 que regulamenta guarda-corpos para edificações... não entendi muito bem o termo "Guarda-Corpo de Periferia"


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:19, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      "Guarda-Corpo de Periferia"

      Plpastore
      postou em Sex, 20 Nov 2009, 20:44
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        Sou lhe grato pela oportunidade, assim entrei no teu site me inscrevi e já publiquei no forum, três assuntos que será de proveito à todos.

        O Guarda Corpo de Periferia pela NR 18 é um outro tipo que não está na Norma NBR 14718, esta tratada de guarda corpo rígido, e no meu caso é flexível, assim por gentileza veja meu site www.treisc.eng.br e poderá ver do que se trata.

        Caso haja de Vossa parte algo que eu possa lhe ser útil, estou à disposição, no entanto, sou prestador autônomo em engenharia mecânica e fico tempo integral em São José dos Campos para desenvolvimento de mecanismos espaciais, assim para este caso de trabalhos em construtoras faço isto nos sábados.

        Atenciosamente,

        Paulo Luporini Pastore
        Engenheiro Mecânico
        Wikipédia - Mecânica Fina

        E guarda-corpo para pontes?

        jeffinho
        postou em Seg, 16 Jul 2012, 08:45
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Colegas, bom dia!

          Para guarda-corpos em edificações, existe a norma citada pelo amigo Issac. E para guarda-corpos sobre pontes e viadutos? Vale esta mesma norma ou existe outra específica?

          _________________
          Jeffinho

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Guarda-corpo para pontes?

          IsaacdeCristo
          postou em Ter, 17 Jul 2012, 13:17
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro Jeffinho,

            Certamente deve ter normas específicas, já que a ponte é um caso atípico e específico de edificação ou de obra de engenharia e também de arte. Creio que nem se aplique a Norma de "guarda-corpos", já que se trata de veículos e estes também tem de ser protegidos para não caírem. Aliás veja que, mesmo as pontes e viadutos que tem passagem de pedestres, estas são dotadas de proteções, por um lado para os carros não atingirem os pedestres e também não despencarem da ponte. Já os pedestres contam com proteções contra os carros e as quedas.

            Verifique no site do DNER, pois é competência deste órgão legislar sobre tais obras.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            jeffinho
            postou em Ter, 17 Jul 2012, 14:25
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

              Caro Issac,

              A ponte em questão possui barreira do tipo "new jersey" entre a pista e a passarela; o guarda-corpo é apenas para proteção dos pedestres mesmo! A norma 14718 vale apenas para edificações, conforme fui informado pelo suporte da ABNT. Estou pesquisando, mas aindas não encontrei nada referente a guarda-corpos sobre pontes e viadutos, nem no site do Dnit, nem no IPR (Instituto de Pesquisas Rodoviárias) que subsidia o Dnit.
              Ainda estou na busca desta normatização! Caso encontre, compartilho com o pessoal!

              Att.

              _________________
              Jeffinho


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais