Tijolo normal X Blocos


Responder Mensagem

Tijolo normal X Blocos

gerocolombi
postou em Seg, 07 Dez 2009, 00:00
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou na minha segunda obra e usei tijolo normal, mas ao lado da minha obra vi que estavam usando um bloco do mesmo material do tijolo, só que 3 vezes maior, o construtor me disse que é mais caro mas economiza em outros materiais além de ser muito mais rapido, me disse que ao inves de 5 meses estava construindo em 60 dias, estou falando de casas populares de 52m2. Gostaria de saber se conhecem este sistema e se é verdadeiramente eficaz e economico.

    Abraços

    Geronimo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Tijolo normal X Blocos

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 07 Dez 2009, 07:24
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Gerônimo,

      Na construção, a mão-de-obra é sempre representativa em termos de gastos. Se há algum material que a otimiza, deve sempre ser analisado em termos comparativos de custos e rendimento de mão-de-obra. Comumente tijolos (maciços sem vazamento) são menores e mais pesados que blocos vazados e maiores. Estas dois fatores tamanho e peso influenciam sim, exigindo mais mão-de-obra, além de exigirem mais das fundações. A esse propósito blocos maiores reduzem o consumo de argamassa de assentamento. Claro que um bloco maior e mais leve permite maior produtividade e no geral os custos sofrem redução, além de também reduzir o tempo da obra.

      Outro fator que facilita a sua análise é o consumo de blocos por metro quadrado. Quanto menor for este consumo, maior será a produtividade e menor as despesas com mão-de-obra e consequentemente menor o tempo da obra.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais