Olá, trabalho com Aquecedor Solar, não possuo formação na área mas adquiri alguma experiência em instalação predial de água quente.
A finalidade deste tópico é para que os projetistas possam colaborar e tirar algumas dúvidas a respeito de Aquecedor Solar.
Tenho deparado com diversas construções prediais com projetos hidrálicos que apresentam problemas graves em relação a tubulação de água quente para aquecimento solar, por este motivo vou estar expondo alguns deles aqui.
O Primeiro equivoco que gostaria de Citar foi o cometido em um prédio, localizado na zona Sul de BH, com 16 andares e 32 apartamentos, projetado para receber um sistema de aquecimento solar.
Uma informação importante para os projetistas: A temperatura máxima que um Aquecedor Solar tradicional poderá atingir será 65ºC, (aquecedores eco'Gênesis atingem 100ºC) mas dificilmente prédios com esta verticalização, 16 andares, vão possuir uma área favoravel para colocação do número de módulos precisos a fim de aquecer um volume de água tão grande, por este motivo, sempre observe que, para cada morador do prédio será preciso uma área de 1m² disponível em laje (com aquecedor solar eco'Gênesis é preciso dimensionar 1m² para cada 2,2 pessoas), se esta proporção não for respeitada, será preciso a instalação de um apoio, usualmente a gás, e este apoio será utilizado com muita frequencia, por isto projete um sistema de recirculação e contemple o apoio energético.
Enfim, o projetista desenhou um sistema de circulação forçada incompleto. Ele disponibilizou 3 prumadas de descida da água quente, sendo duas para atender dos andares 8 a 16, uma prumada em cada extremidade, com recirculação no 8 andar, e uma prumada que atendia os apartamentos do 1 a 7 andar sem recirculação, que descia até o subsolo para depois retornar ao 7° andar.
Resultado: Os moradores do 1 ao 7 andar não recebem a água "quente" e o primeiro banho do dia demora cerca de 15 minutos para que a água morna chegue no 7 andar.
Erro: O projetista já deveria ter previsto que seria preciso um apoio energético para o Aquecimento Solar rudimentar e previsto o sistema hidraulico deste apoio. Qualquer instalação de Aquecedor Solar com mais de 12 metros de distância deve ser realizado sistema de recirculação forçada. OBS.: Sempre utilizar tubulação de 15mm para o retorno desta recirculação. A prumada de alimentação do 1 ao 7 andar deveria alimentar os apartamentos no sentido descendente, do 7º ao 1º, e não ao contrário, desta forma a água que já chegaria morna no 1º andar retornaria logo para o reservatório e proporcionaria uma grande economia no uso do apoio a gás. Uma vez que a água vai até o subsolo antes de subir ele chega com uma temperatura muito baixa nos apartamentos e é preciso demandar uma temperatura mais alta, e consequente maior utilização do Gás.
Solução: Quebradeira e realziação do serviço de recirculação do 1 ao 7 andar. Transtorno, Prejuizo e Insatisfação dos moradores com o Aquecimento Solar (que não é o nosso) e com a empresa de engenharia.