Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida.


Responder Mensagem

Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida.

sucram
postou em Qua, 23 Dez 2009, 10:48
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia.

    Contratei uma empresa para construir a minha casa. Eu me mudei em março desse ano. Agora em dezembro a fossa transbordou. A construtora me disse que pode ser que o terreno não tenha absorvido corretamente a agua e que talvez vá ser necessário fazer um dreno e que é pra mim esvaziar a fossa(que me custa R$200.00) para eles analisarem o que deve ser feito. Uma outra questão que eles falaram é que pode ter uma fonte de agua. Ai eu pergunto é normal a fossa encher com 7 meses de uso? Esse custo de R$200.00 deve ser pago por mim? A casa não tem nenhum tipo de garantia quanto a este tipo de problema? Se existe uma fonte de agua, isso não deveria ter sido analisado antes de construir a casa no terreno? É um terreno só que foi desmembrado em 3...e fizeram 3 casas, sendo que só na minha ocorreu este problema.

    Eu li em algum lugar que a casa tem 5 anos de garantia. Essa garantia cobre esse tipo de problema tb? Caso eles digam que eu que tenho que pagar...a quem devo recorrer? Ao CREA?

    Por favor se alguem puder opinar eu agradeço


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida.

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 23 Dez 2009, 11:29
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Sucram,

      Creio que se refira ao SUMIDOURO, já que você citou algo em relação à absorção do terreno não ser correta(?). Provavelmente isso é um problema do projeto de esgotamento no que se refere ao dimensionamento do sumidouro com análise de absorção do terreno e das implicações vizinhas(fontes, manaciais, etc). "Essa" aí de ter algo a ver com uma "fonte" não entendi.

      O certo é que se esta manutenção estivesse prevista em projeto, para 7 meses, o projetista e/ou a empresa deveriam lhe fazer ciente para tal procedimento.

      Caso a empresa não queira resolver o problema, melhor é ver com um profissional: os projetos e demais documentações da obra e ter da parte dele um laudo técnico do problema. A depender desse laudo será possível determinar a origem do problema, daí saberemos se é algo que envolve a Garantia.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 17:10, num total de 3 vezes

      Re: Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida

      Rodrigo Nunes Gomes
      postou em Qua, 23 Dez 2009, 12:04
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

        sucram escreveu:Bom dia.

        Contratei uma empresa para construir a minha casa. Eu me mudei em março desse ano. Agora em dezembro a fossa transbordou. A construtora me disse que pode ser que o terreno não tenha absorvido corretamente a agua e que talvez vá ser necessário fazer um dreno e que é pra mim esvaziar a fossa(que me custa R$200.00) para eles analisarem o que deve ser feito. Uma outra questão que eles falaram é que pode ter uma fonte de agua. Ai eu pergunto é normal a fossa encher com 7 meses de uso? Esse custo de R$200.00 deve ser pago por mim? A casa não tem nenhum tipo de garantia quanto a este tipo de problema? Se existe uma fonte de agua, isso não deveria ter sido analisado antes de construir a casa no terreno? É um terreno só que foi desmembrado em 3...e fizeram 3 casas, sendo que só na minha ocorreu este problema.

        Eu li em algum lugar que a casa tem 5 anos de garantia. Essa garantia cobre esse tipo de problema tb? Caso eles digam que eu que tenho que pagar...a quem devo recorrer? Ao CREA?

        Por favor se alguem puder opinar eu agradeço



        Boa tarde

        1 - Voce tem garantia de 5 anos contra qualquer vício construtivo, isto é lei.
        2 - Em relação a existencia de uma fonte perto do local, no momesto da escavação para a execução da fossa/filtro/si=umidouro (que acredito ser o seu caso), já deveria ter aparecido algum tipo de sinal;
        3 - Se eles forem abrir um ''dreno'' não permita que esta ção seja realizada na fossa nem no filtro;
        3 - Em relação ao R$ 200,00, a construtora deve arcar sim (no meu ponto de vista ) com este custo, pois ela executou o trabalho, ou quem sabe o projetista que dimensionou o projeto (caso o mesmo não eseja correto)

        Att
        Rodrigo

        _________________
        Rodrigo Nunes Gomes
        Eng Civil e Serg. Trab.

        Re: Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida

        sucram
        postou em Qua, 23 Dez 2009, 13:09
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          IsaacdeCristo escreveu:Caro Sucram,

          Creio que se refira ao SUMIDOURO, já que você citou algo em relação à absorção do terreno não ser correta(?). Provavelmente isso é um problema do projeto de esgotamento no que se refere ao dimensionamento do sumidouro com análise de absorção do terreno e das implicações vizinhas(fontes, manaciais, etc). "Essa" aí de ter algo a ver com uma "fonte" não entendi.

          O certo é que se esta manutenção estivesse prevista em projeto, para 7 meses, o projetista e/ou a empresa deveriam lhe fazer ciente para tal procedimento.

          Caso a empresa não queira resolver o problema, melhor é ver com um profissional: os projetos e demais documentações da obra e ter da parte dele um laudo técnico do problema. A depender desse laudo será possível determinar a origem do problema, daí saberemos se é algo que envolve a Garantia.

          ***
          Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.


          Boa tarde ISAAC. Desculpa a minha ignorância, mas eu não sei exatamente o nome. Porém eu conhecia como fossa, que é onde vai todo o esgoto da casa. Aqui na cidade não temos saneamento básico, então o esgoto da casa, bem como a caixa de gordura, são direcionados a um buraco gigante que fizeram do lado da minha casa.

          Obrigado pela resposta.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida

          sucram
          postou em Qua, 23 Dez 2009, 13:11
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Rodrigo Nunes Gomes escreveu:
            sucram escreveu:Bom dia.

            Contratei uma empresa para construir a minha casa. Eu me mudei em março desse ano. Agora em dezembro a fossa transbordou. A construtora me disse que pode ser que o terreno não tenha absorvido corretamente a agua e que talvez vá ser necessário fazer um dreno e que é pra mim esvaziar a fossa(que me custa R$200.00) para eles analisarem o que deve ser feito. Uma outra questão que eles falaram é que pode ter uma fonte de agua. Ai eu pergunto é normal a fossa encher com 7 meses de uso? Esse custo de R$200.00 deve ser pago por mim? A casa não tem nenhum tipo de garantia quanto a este tipo de problema? Se existe uma fonte de agua, isso não deveria ter sido analisado antes de construir a casa no terreno? É um terreno só que foi desmembrado em 3...e fizeram 3 casas, sendo que só na minha ocorreu este problema.

            Eu li em algum lugar que a casa tem 5 anos de garantia. Essa garantia cobre esse tipo de problema tb? Caso eles digam que eu que tenho que pagar...a quem devo recorrer? Ao CREA?

            Por favor se alguem puder opinar eu agradeço



            Boa tarde

            1 - Voce tem garantia de 5 anos contra qualquer vício construtivo, isto é lei.
            2 - Em relação a existencia de uma fonte perto do local, no momesto da escavação para a execução da fossa/filtro/si=umidouro (que acredito ser o seu caso), já deveria ter aparecido algum tipo de sinal;
            3 - Se eles forem abrir um ''dreno'' não permita que esta ção seja realizada na fossa nem no filtro;
            3 - Em relação ao R$ 200,00, a construtora deve arcar sim (no meu ponto de vista ) com este custo, pois ela executou o trabalho, ou quem sabe o projetista que dimensionou o projeto (caso o mesmo não eseja correto)

            Att
            Rodrigo


            Boa tarde Rodrigo. Eu não sei exatamente o nome, mas é onde cai todo o esgoto da minha casa...até a caixa de gordura, pelo que entendi, também é direcionada para este buracão que fizeram no chão.

            Quanto ao DRENO...pelo que entendi que você disse...não é pra deixar fazer nesse buraco? é pra deixar fazer onde?

            Obrigado pela ajuda

            Re: Minha fossa transbordou. Casa nova 7 meses de construida

            Rodrigo Nunes Gomes
            postou em Ter, 29 Dez 2009, 18:12
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 32

              Rodrigo Nunes Gomes escreveu:
              sucram escreveu:Bom dia.

              Contratei uma empresa para construir a minha casa. Eu me mudei em março desse ano. Agora em dezembro a fossa transbordou. A construtora me disse que pode ser que o terreno não tenha absorvido corretamente a agua e que talvez vá ser necessário fazer um dreno e que é pra mim esvaziar a fossa(que me custa R$200.00) para eles analisarem o que deve ser feito. Uma outra questão que eles falaram é que pode ter uma fonte de agua. Ai eu pergunto é normal a fossa encher com 7 meses de uso? Esse custo de R$200.00 deve ser pago por mim? A casa não tem nenhum tipo de garantia quanto a este tipo de problema? Se existe uma fonte de agua, isso não deveria ter sido analisado antes de construir a casa no terreno? É um terreno só que foi desmembrado em 3...e fizeram 3 casas, sendo que só na minha ocorreu este problema.

              Eu li em algum lugar que a casa tem 5 anos de garantia. Essa garantia cobre esse tipo de problema tb? Caso eles digam que eu que tenho que pagar...a quem devo recorrer? Ao CREA?

              Por favor se alguem puder opinar eu agradeço



              Boa tarde

              1 - Voce tem garantia de 5 anos contra qualquer vício construtivo, isto é lei.
              2 - Em relação a existencia de uma fonte perto do local, no momesto da escavação para a execução da fossa/filtro/si=umidouro (que acredito ser o seu caso), já deveria ter aparecido algum tipo de sinal;
              3 - Se eles forem abrir um ''dreno'' não permita que esta ção seja realizada na fossa nem no filtro;
              3 - Em relação ao R$ 200,00, a construtora deve arcar sim (no meu ponto de vista ) com este custo, pois ela executou o trabalho, ou quem sabe o projetista que dimensionou o projeto (caso o mesmo não eseja correto)

              Att
              Rodrigo



              Se a localidade da sua casa não posua rde de esgoto, o sistema correto para sua casa seria, Fossa, Filtro e sumidouro
              Então o sumidouro é o ultimo processo e se bem dimensionado e bem executado ele não precisaria deste dreno.
              Eu mensionei para voce não permitir a execução deste dreno, pois o correto é o esgoto de sua casa passar por estes processos

              1 - fossa (onde cai deretamento os degetos;
              2 - Filtro (como o nome já diz, é o local de filtragem dos degetos)
              3 - Sumidouro (onde os degetos depois de filtrados são jogados no terreno para absorção natural)

              Então se o sistema foi bem dimensionado e executado não precisaria deste dreno

              Att
              Rodrigo

              _________________
              Rodrigo Nunes Gomes
              Eng Civil e Serg. Trab.

              CELSO_RJ
              postou em Dom, 04 Abr 2010, 06:42
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                Prezados,

                Esta é a minha primeira postagem e peço licença para participar das discussões, contando sempre com a ajuda dos membros desta comunidade e, dentro das minhas possibilidades, ajudar também.

                Construí a primeira casa de um loteamento novo, no entanto, desconhecia o procedimento para esgoto sanitário adotado na região, que é o conjunto fossa-filtro-sumidouro, pois não existe rede de esgoto.
                O construtor executou este serviço, mas não fiz o estudo de solo para calcular a absorção de água do mesmo e o problema do Sucram está ocorrendo em minha casa. O problema ocorreu no verão seguinte à construção, com chuvas mais intensas.
                Utilizo três "anéis" de 50cm de altura com 1,00mt de diâmetro em cada componente.
                Em épocas de chuva o sumidouro fica bem cheio e quando utilizamos a máquina de lavar ocorre o transbordamento.

                Perguntas:
                1)Devo aprofundar mais o sumidouro até encontrar uma camada de solo mais arenosa que absorva mais a água?
                2)O fundo do sumidouro deve estar no mínimo a 1,5mt do lençol freático. Quando cavamos 50cm do terreno a água começa a "brotar", porém, não sei se trata-se do lençol freático ou da água que está presa na camada superior do solo e não consegue ser absorvida. Esta última hipótese procede?
                3)Existe a possibilidade de drenar as águas pluviais do terreno através de poços artesianos, instalando um reservatório isolado com filtro de britas, eliminando desta forma a umidade da camada superior do solo e deixando o sumidouro mais vazio?

                Tenho medo de testar formas ineficazes e gastar dinheiro desnecessariamente.

                No meu loteamento já foram construídas mais 4 casas e o problema é o mesmo em todas elas, ou seja, com a umidade do solo ocasionado pelas chuvas, os sumidouros estão sempre cheios.

                No aguardo de sugestões, deixo aqui os meus agradecimentos.

                Atenciosamente,

                _________________
                CELSO MARQUES
                Guapimirim - RJ
                Tel.: (21) 7699.8369

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                CARCAMANO
                postou em Seg, 05 Abr 2010, 09:54
                Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                  No caso é um sumidouro, CERTO ? Provavelmente mal dimensionado. QUAL O TAMANHO DESSE BURACO GIGANTE ???? Existe antes dele uma fossa e um filtro ???? Esse sumidouro no buraco "gigante" foi feito sem fundo e com tijolos gradeados para poder haver infiltração ???
                  ( para o autor do tópico )

                  Quando existe saturação de chuva e dejetos proveniente do filtro e fossa, provavelmente o solo ñ está dando a devida vazão de infliltração, tem um saturamento fácil. Estão esses sumidouros deverão ser bem grandes, do tipo que dê para enterrar um carro com bastante folga.

                  Todo sistema de esgoto, do pior ao melhor, dever ser limpo ou sugado seus dejetos a cada ano. Alguém faz isso ????

                  CELSO_RJ
                  postou em Ter, 06 Abr 2010, 05:43
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    Carcamano,

                    No meu caso e acredito ser o caso do Sucran, o sistema de esgoto foi feito de acordo com a exigência da Prefeitura.
                    Aqui no meu loteamento foram construídas mais 4 casas após a construção da minha. Uma delas cavou um buraco que, como você diz, cabe um carro dentro, no entanto, este buraco está cheio de água e demora muito para esvaziar. O nível da água não cai e a impressão é que o solo está muito úmido por causa das chuvas.
                    Minha casa só tem um casal e este sistema de esgoto, teoricamente, deveria ser suficiente.
                    Pretendo fazer outro sumidouro e manter o existente. Neste novo sumidouro pretendo cavar mais fundo até encontrar uma camada de terra permeável (areia). Espero encontrar.
                    Abrirei um buraco mais largo e mais fundo que os anéis de concreto do sumidouro e preencherei de brita na parte de fora, na tentativa de evitar o entupimento dos furos dos anéis por terra e ajudar no escoamento.
                    Muito obrigado e continuo aceitando sugestões.

                    _________________
                    CELSO MARQUES
                    Guapimirim - RJ
                    Tel.: (21) 7699.8369

                    Minha casa também acontece o mesmo problema

                    Isaias Gomides
                    postou em Seg, 03 Jun 2013, 17:25
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Moro na cidade de Esmeraldas - MG.

                      No terreno que moro também fizeram 3 casa e esta acontecendo só com a minha, que é a última casa no fundo...

                      Entrei em contato com a construtora e o responsável me disse para contratar uma empresa para esvaziar a fossa.

                      Esta acontecendo comigo exatamente o mesmo problema que acontece com o usuário sucram.



                      [/b]


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais