Conheci o fórum agora e esse assunto muito me preocupa.
Sou arquiteto, mas sofremos em comum no mercado o fato de sermos igualmente mau remunerados nas nossas funções.
Nem todo mundo começa com algum padrinho, um parente pra ajudar no começo, ou sequer empregado. Eu vejo que o início é extremamente cruel com quem se forma, e muitos já desistem de cara, acabam procurando outras formas de ganhar a vida. Mas muitos realmente sofrem e muitas vezes são obrigados a fazer coisas que não é compatível com os anos de estudo do curso.
Já fui convidado, no início da minha curta carreira (pouco mais de 10 anos no mercado) a receber 1 salário para assinar por uma construtora que não tinha nenhum arquiteto ou engenheiro no seu quadro de funcionários. Ou seja, receberia uns 500,00 mensais e nada mais pra sair assinando sem nem ver o que ia acontecer...
Fugi disso como o diabo da cruz, mas com certeza algum "colega" nosso de profissão aceitou, e sei que isso não é estranho no nosso mercado, um verdadeiro absurdo. Acho que pra ser dono de construtora não precisa ser engenheiro ou arquiteto, assim como ser dono de hospital não necessita ser médico, mas dai a nem dispor de um profissional realmente empregado e responsável é de doer.
Observo também que um médico com 10 anos de mercado já está financeiramente estável na grande maioria das vezes, e vejo que na nossa área é muito mais difícil.
Com certeza tem muito profissional despreparado, mas mesmo os preparados remam muito na minha opinião. Junte-se a isso um conselho que só pensa em arrecadar a anuidade e as taxas de ART, órgãos públicos que como um colega já citou, vendem facilidades para aprovações e alvarás, profissionais sem nenhuma estrutura fazendo leilão de serviços do tipo quem pedir menos leva, e vemos o que acontece no nosso mercado.
Por hora eu sigo lutando, espero que não resolva abrir uma pizzaria também.