Faltam profissionais na construção civil? Duvido!


Responder Mensagem

Profissionais recém graduados

luiz.adolfo
postou em Qui, 11 Out 2012, 21:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

    Olá colegas de profissão.

    Achei muito interessante o tópico em discussão, ainda mais, por conter opiniões de Engenheiros com décadas de experiência e atuação no mercado de trabalho.

    Sou recém graduado no Curso de Engenharia Civil por uma Universidade privada (PUC Campinas). O que pude observar, juntamente com outros colegas que conheci durante o curso, é que além de termos hoje no curso de graduação, uma carga horária muito inferior a que existia há 10 ou 15 anos atrás (grande parte de matérias foram cortadas com o argumento de que com as novas tecnologias, os estudantes teriam condições de superar essa desvantagem), situação essa que discordo por completo. O fato de existir calculadoras mais avançadas, ou softwares de cálculo estrutural, orçamentos e etc, não substitui cerca de 1000 hs de um curso de graduação.

    Outro ponto que também gostaria de ressaltar, é que um grande percentual de estudantes, sai da Universidade hoje sem condições de assumir a maioria das funções que são atribuídas ao profissional. Basta olharmos com mais cuidado, os anúncios de emprego, todos exigem cerca de 5 anos de experiência em qualquer que seja a área de atuação. Como um profissional, recém formado, que embora não tenha plenas condições de exercer as tarefas de imediato, tem condições sim de adquirir experiência e aprender o que quer que seja se uma oportunidade lhe for concedida e tiver apoio e supervisão de engenheiros mais experientes. É sem dúvida um processo natural da sociedade humana, os mais velhos, ensinarem e passarem o bastão para os mais novos um dia possam assumir. Mas não venho vendo isso de forma clara tanto nas empresas modernas, quanto na vontade dos profissionais mais experientes em compartilhar conhecimentos e experiências.

    Bem, é apenas a opinião de um Engenheiro recém formado.

    Atenciosamente,

    Luiz Adolfo de Carvalho Junior


    _________________
    Atenciosamente,

    Luiz Adolfo de Carvalho Junior
    Engenheiro Civil

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Construção civil, discussões gerais