- Gustavo Bt
- postou em Sex, 16 Abr 2010, 16:23
- Usuário Novato | Mensagens: 1
Sistemas de recirculação de água quente, são utilizados principalmente em hotéis e prédios residenciais e comerciais altos, que utilizam sistema central de aquecimento. Estando a origem da água quente muito longe dos pontos de consumo (caso de prédios altos), é necessário que as prumadas estejam sempre aquecidas para que não demore demasiadamente para chegar água quente aos pontos.
Imagine que lá pelas 5Hs da manhã, alguem do primeiro andar queira tomar um banho, sendo que há muito tempo ninguém utiliza água quente no prédio. Será necessário esgotar todos os ramais da habitação, sem contar em toda a prumada e tubulações do barrilete até a caldeira, o que pode demorar mais de 1 hora. Isso se o sistema não possuir sistema de recirculação.
É óbvio que o sistema, por estar constantemente reaquecendo água que não foi utilizada, provoca uma perda térmica absurda, então não é nada indicada para casas, ou pequenos prédios. Nesses casos pode-se pressurizar as tubulações de água quente para diminuir o tempo de aquecimento nos pontos de consumo, além é claro da vantagem de aumento da vazão;