Divisão em prédios


Responder Mensagem

Divisão em prédios

hewerthomn
postou em Qua, 14 Abr 2010, 13:44
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá a todos,
    sou novo no fórum e leigo no assunto.

    Não sei bem como formular a perguntar, mas vou tentar.

    Tenho a seguinte dúvida:

    - Qual finalidade daquele espaço/divisão que existe em prédios?
    Creio que deva ter aproximadamente de 5 à 10 cm de largura.

    Utilizando-se do pensamento empírico, deduzi que sirva para, caso haja um abalo em alguma das estrutura, não afete o outra.

    Mas seria apenas isso?
    Como eu poderia pesquisar sobre o assunto?

    Não sou estudante de Engenharia Civil ou afins, mas fiquei curioso sobre o assunto e postei aqui pois não consegui achar nada na Internet.

    Agradeço desde já quem responder. Very Happy

    Atenciosamente
    Éverton Inocêncio


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    pameengenharia
    postou em Qua, 14 Abr 2010, 21:45
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

      Amigo. Aquele espaço existe para atender, se você estiver em São Paulo, a índices de ocupação. Quando se constroi deve-se observar taxas de ocupação, coeficientes de permeabilidade, elevações e afastamentos dos terrenos e vias vizinhas, de tal maneira que haja espaço para que as edificações circundantes sejam SADIAS, recebam sol e ventilem. Recentemente estive em uma cidade balneária de Santa Catarina (SC) e pude ver o estrago que outros índices, não tão rigorosos como os que me referi, podem causar. A economia da cidade que visitei é basicamente turística então há o interesse em edificar o máximo possível; em qualquer esquina você ergue inúmeros pavimentos no prumo da divisa!