barras no cypecad


Responder Mensagem

barras no cypecad

fernandoengciv
postou em Sex, 02 Jul 2010, 23:05
Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

    Caros colegas

    Esto aprendendo a utilizar o cypecad e durante a utilização do mesmo tenho notado que ele corta as barras sempre em pedaços muito pequenos,(não leva de apoio a apoio) tornando assim a execução um tanto complicada e mais onerosa.
    Tentei configurar retirando as barras de menor bitola(porta estribos) mas após reprocessamento ele não emendou as barras, apenas as trocou por bitolas maiores, mantendo assim o grande número de cortes.
    A opção manual de ligar as barras funciona, entretanto é morosa e após processamento perde-se todo o trabalho.

    Alguém tem idéia de como resolver essa questão.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Qui, 08 Jul 2010, 23:50
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Fernando.

      Pelo que entendi, sua dificuldade consiste em adequar a distribuição das barras nas vigas de seu projeto.

      Antes de indicar o que fazer para ajustar o software de modo que ele calcule e arme a estrutura como você gosta, entendo ser oportuno tecer um breve comentário sobre a utilização de armação passiva em elemento estrutural, a considerar:

      Armadura de equilíbrio:
      Longitudinal
      Transversal

      Armaduras auxiliares:
      Armadura de montagem
      Armaduras complementares
      Armaduras de pele

      Armadura de equilíbrio local:
      Armadura de costura
      Armadura de fendilhamento
      Contra flambagem de barras comprimidas
      Para equilíbrio dos desvios de esforços longitudinais

      O posicionamento de cada barra vai depender dos esforços solicitantes impostos ao elemento estrutural face os carregamentos e as considerações dos vínculos estruturais de seu projeto.

      Em outras palavras, é importante respeitar a área de aço, mas acima de tudo é imprescindível distribuí-los adequadamente para contenção dos esforços calculados.

      Voltando ao Cypecad, para modificar a atual distribuição na armação das vigas faça os procedimentos, a saber:

      1ª opção – vá ao menu >> Obra >> Dados gerais >> onde está escrito >> aço para: >> defronte a palavra barra há a indicação do tipo de aço, a direita tem um botão e se você deixar o cursor sobre ele vai receber a seguinte informação >> por elemento >> dê um clique sobre ele e na caixa de diálogo que se abre você terá condições de modificar a tabela das amaduras negativa, positiva, montagem, estribo.

      Obs.: durante o cálculo o programa busca informações nessas tabelas, portanto se a distribuição atual não atende sua necessidade, acredito que para atendé-lo será necessário inserir mais opções de armação.

      2ª opção – vá ao menu Obra >> Opções de viga >> na caixa de diálogo que se abre você terá oportunidade de escolha para modificar outros parâmetros referentes às vigas, mas saliento que os principais ajustes estão na primeira opção.

      Importante, não é correto acertar as barras de forma manual e depois solicitar que o programa faça novo dimensionamento, o software vai desconsiderar o que você fez e vai buscar nas tabelas a melhor disposição de área de aço para atender as solicitações, ou seja, vai colocar a mesma distribuição de aço que você não achou adequado e tentou corrigir.

      O Cypecad é comercializado pela empresa Multiplus cujo endereço eletrônico é www.multiplus.com, no site você certamente terá condições de obter mais informações a respeito deste e outros produtos comercializado por esta empresa, inclusive a possibilidade de fazer o curso interativo pela internet.

      Caso tenha dúvidas de como armar estruturas de concreto sugiro a leitura do livro “Técnicas de Armar Estruturas de Concreto” do engenheiro Péricles Brasiliense Fusco, editora PINI.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Programas e apps de construção civil