Boa tarde pessoal.
Estou postando esse tópico para ver se os engenheiros mais antigos de profissão tem a mesma impressão que eu, destes jovens, recém formados.
Cada vez mais, nas obras que visito, fico com mais medo da nova safra de engenheiros. Todos são muito bons, no papel, calculo disso, daquilo, fazem o projeto como ninguém. Porém, o bicho pega mesmo é na hora da prática. Não sabem verificar se o que está sendo executado pelo mestre de obras, está de fato de acordo com o projeto, se está sendo bem executado. Vejo várias construções onde até a posição de ralos para escoamento de água estão errados, colunas tortas, engenheiros que não sabem diferenciar um piso em granilite de um piso com paviflex.
A impressão que tenho é que os novos engenheiros só querem saber de andar arrumadinhos, notebook em baixo do braço, mas, nunca ficaram ali, na obra, dentro do pó, nunca comeu uma marmita, nunca procurou saber da prática mesmo. Até acho que isso vem ocorrendo pela maioria dos novos engenheiros, serem "filhinhos de papai" (não estou generalizando), que só começam a trabalhar mesmo depois que saem da faculdade, então fica faltando uma vivência de obra. Será essa uma impressão só minha, ou será que isto vem de fato ocorrendo?
Peço desculpas pelo longo texto, e se por acaso ofendi alguém, me desculpem.