Senhores,
Tem se tornado prática comum em minha cidade, em obras de pequeno porte, a substituição da ferragem dos pilares. Os construtores tem posto 6Ø8.0 ao invés de 4Ø10.0, sob a alegação de que o custo é menor e a resitência é a mesma.
Tenho me armado de argumentos contrários, ou seja:
1º - Como técnico não posso ferir a norma, que não permite utilização de seção menor que Ø10.0;
2º - Dizer que "é a mesma coisa" é mentira, pois a seção de 6Ø8.0 (3,01cm2) ainda é menor do que 4Ø10.0 (3,14cm2);
3º - A diferença de valores é irrisória (aqui na região algo em torno de 5 a 7%).
Porém, para construções de pequeno porte com arquitetura simples (sem balanços ou extravagâncias que transfiram cargas fora do comum aos pilares), devo concordar que há um certo exagero na norma, tendo em vista que em determinadas situações seções de Ø8.0 suprem o necessário; mas como dito, enquanto técnico não posso indicar algo que fuja da norma.
Gostaria de saber a opinião dos senhores engenheiros e calculistas.
Edição: A título de informação: sou técnico em construção civil, portanto, apesar de ter embasamento teórico e vários anos de experiência, ainda não sou profissional de nível superior específico para "bater o martelo".