Laje um comercio em funcionamento


Responder Mensagem

Laje um comercio em funcionamento

nutella
postou em Seg, 21 Fev 2011, 12:47
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Ola a todos, sou novo no forum e estou precisando de ajuda de todos.

    Tenho um comercio de 12x8,7 + uma garagem de 3x8,7 totalizando uma frente de 15x8,7 m.

    Estou com planos de construir uma laje para abrigar uma residencia no andar de cima.

    Minha dúvida é a seguinte, é possivel construir essa laje sem fechar o comercio ou ainda deixar o mercado o minimo de tempo fechado? Pois esse mercado é a minha unica fonte de renda.
    É possivel fazer essa laje sem precisar desmontar o telhado? O mercado tem estrutura para suportar um novo piso, tenho diversas vigas passando pelo mercado, acredito que seria necessario apenas reforça-las.
    Sei que é muito dificil estimar custos de uma obra desse porte, mas seria possivel fazer esse projeto com até R$ 25 mil ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    CARCAMANO
    postou em Ter, 22 Fev 2011, 15:36
    Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

      Ñ entendi direito a tua situação, então é difícil opinar sem ver. Mas uma laje pré-moldada dimunui os custos e agiliza o tempo de obra. Veja isso com um profissional.

      Laje um comercio em funcionamento

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 22 Fev 2011, 20:12
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro(a) Nutella,

        Com uma boa organização, de preferência, feita por um profissional, será possível construir sem parar as atividades do mercado.

        Segundo o Sinapi, o preço do m² em padrão de acabamento médio está custando em torno de R$700,00, logo não seria possível construir uma área igual à citada por apenas R$24.000,00. A não ser que o acabamento seja muito abaixo do médio.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:38, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        nutella
        postou em Qua, 23 Fev 2011, 15:17
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

          Isaac,

          Obrigado pela resposta, o preço que voce passou de 700 R$/m2 é para fazer apenas a laje? ou toda a obra? R$ 91.000 apenas para fazer uma laje de 130m2 acredito ser um preço bem elevado.
          De todas as maneiras eu agradeço a resposta.
          Esse processo de construção de laje demora quantos meses para ser concluido? Ou depende de diversos fatores?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Lu Lara
          postou em Qua, 23 Fev 2011, 16:47
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

            Nutella,
            As vigas estão cobertas pelo telhado existente,ou são invertidas?
            Ser forem normais, do tipo que se olhar para o teto do mercado ás vê, significa que será necessário retirar a cobertura antes.
            Segundo o projeto estrutural do mercado é possível usar laje convencional? se sim aqui no Paraná este tipo custa em média $21,00 o m2. É necessário ainda prever custo com concreto, de preferencia usinado, cujo valor é de aproximadamente $297 o m3.
            Quanto ao tempo de execução , caso você opte por laje pré fabricada convencional, pode encomenda-la com antecedência, o mesmo para o concreto. O tempo para concretagem é de 1 dia e a cura da laje de 27 dias, lebre que neste tempo a laje presisara ficar escorada , dentro do mercado,então é pelo menos 1 mês de mercado fechado.
            Se optar por fazer aos pedaços a laje , isole a área, isto não é o ideal, o melhor é fazer um pano de laje só evitando trincas.

            t+ Lú Razz

            nutella
            postou em Qua, 23 Fev 2011, 19:14
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

              Lu,
              Vlw pelas dicas!

              As vigas são normais do tipo que vemos ao olhar para o teto!
              Não sei dizer se a estrutura do mercado foi projeta para suportar laje, acredito que não.
              Acredito que o melhor seria fazer em duas partes, seria muito prejudicial para a obra? Pois ficar com o mercado fechado é muito complicado! Por ser a fonte de renda da família!
              Fazer a estrutura desse mercado para suportar uma laje é muito caro? Não sei nem por onde começar para estimar os custos dessa obra!
              Um eng. Civil cobra para dar um parecer inicial de se é possível ou não fazer a obra e os custos Aproximados?

              Lu Lara
              postou em Qui, 24 Fev 2011, 17:36
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

                Nutella

                Para verificar se é possível colocar a laje ou não na estrutura existente é necessário sem duvida consultar um eng. e sendo uma prestação de serviço será cobrada!
                Mas mesmo que a estrutura atual não aguente a nova laje pode-se pensar em reforço estrutural.
                Quanto ao engenheiro e parecer, é possível sim uma consultoria,procure um eng. em sua cidade. Você sabe que para modificações na estrutura de telhados é necessário uma ART ? então contato com o eng. é fundamental.
                Quanto a realização por etapas no calculo estrutural da laje, é necessario prever nas emendas ferros adicionais.
                Quanto ao custo segundo a PINI/2010 - TCPO é de 62,03 o m2 ( já incluso material e mão de obra) para laje pré fabricada com e=12cm. Prever ainda custo com engenheiro,reforço estrutural e guias na prefeitura.
                T+


                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                nutella
                postou em Qui, 24 Fev 2011, 19:17
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

                  Lu,

                  Obrigado pela sua ajuda novamente.
                  Estou com dificuldade para encontrar um eng. Para fazer todos os cálculos estruturais dessa obra.
                  Alguém conhece algum eng. Ou empresa que faz esse tipo de serviço ?
                  Conversei com alguns eng. E todos falam que não fazem cálculos estruturais a partir de uma construção finalizada.

                  Existe uma razão para isso? Êh muito complicado fazer um projeto como esse?

                  MeketrefiS
                  postou em Qui, 24 Fev 2011, 21:20
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                    A primeira coisa a fazer é verificar se as viga existentes suportarão a nova laje.
                    Não é para desanimar mas se elas não foram projetadas para isso é provavel que não suportem. A sobrecarga de telhados é bem menor que a de um piso residencial. Ja tive problemas deste tipo e a melhor opção foi reforçar com vigas metalicas por baixo, apoiadas diretamente nos pilares de concreto atraves de chumbadores. Fica um pouco mais caro, mas é muito mais pratico e pode-se executar sem ter de fechar o comercio, pois são fabricadas sob medidas, e montadas em finais de semana. Vai por mim, bem planejado é super rapido e não atrapalha nadinha, é uma solução do tipo "Tampax".....não é a melhor coisa do mundo...mas tá bem proximo...abraços.

                    _________________
                    mhfranhan@uol.com.br
                    (11) 9320.5399

                    MeketrefiS
                    postou em Qui, 24 Fev 2011, 21:27
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                      Esqueci de mencionar...alguns engenheiros não gostam de lidar com obras ja prontas para refazer calculos estruturais, é mais facil começar do zero.
                      Achar aqueles que batem a mão no peito e encaram a situação é muito raro.
                      Creio que engenharia é mais que um simples calculo estrutural e uma assinatura numa ART, é uma visão critica e analitica de situações que necessitam usar o conhecimento e tambem o "bom censo". Usar de vez em quando a massa cinzenta da caixa preta, ajuda a sair da zona de conforto, que muitos estão acostumados.
                      Abraços.

                      _________________
                      mhfranhan@uol.com.br
                      (11) 9320.5399


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais