Base de concreto para pórticos


Responder Mensagem

Base de concreto para pórticos

sange
postou em Seg, 07 Mar 2011, 22:19
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola comunidade...

    O setor Civil nao é meu ramo, mas no entanto estou precisando de saber como faço para dimencionar a base de concreto para o pórticos que estou projetando.

    segue croqui do mesmo

    http://img10.imageshack.us/f/imagem1he.png/

    gostaria se possivel que alguem me fornecesse alguma literatura pratica para que eu possa estrar desenvolvendo o mesmo, ou ate mesmo por experiencia propria.

    no mais é so, obrigado pela atençao.

    sds Sange


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Base de concreto para pórticos

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 08 Mar 2011, 05:58
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Sange,

      A imagem não abriu, eu gostaria de vê-la, mas só pra adiantar, creio que será bem melhor e mais rápido mostrar o projeto para um estruturalista para que ele possa calcular a estrutura, sugerindo a melhor solução para o caso.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:44, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      sange
      postou em Ter, 08 Mar 2011, 21:57
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        veja agora se consegue ver:

        http://img10.imageshack.us/i/imagem1he.png/

        Ha tudo bem, IsaacdeCristo, eu tenho tempo suficiente para estudar e montar a estrutura, nao sera necessario apresentar o projeto para um estruturalista.

        Afinal, o pórticos "pau de carga" estar dimencionado para suportar 500Kg no final da viga que tem o comprimento de 4m, o unico problema esta sendo a base de concreto, pois quado desenvonvi o mesmo, considerei a base rigida o suficiente para suporta a força gerada na estrutura.

        Base de concreto para pórticos - Fundações - Estaca x Sapata

        IsaacdeCristo
        postou em Sáb, 12 Mar 2011, 06:54
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Sange,

          Você poderá ver considerações sobre fundações como esta a seguir, e outras tantas, em meu livro "Conhecendo Obras - Parte II - Manual fácil de construção para leigos e iniciantes".

          Consegui ver a imagem. A sapata é um tipo de fundação indicado para forças predominantemente verticais. No caso deste pórtico, a força predominante é de rotação no plano formado pela viga e pelo pilar. Analise a possibilidade de colocar uma estaca simples tipo trado. Ela seria capaz de suportar a carga e ainda com muito mais propriedade o torque provocado pela força na ponta da viga.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais