Abertura de claraboia


Responder Mensagem

Abertura de claraboia

erick-ls
postou em Sáb, 12 Mar 2011, 22:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

    Olá a todos,

    Estou fazendo uma obra em uma casa onde terei que integrar a sala de estar, jantar e cozinha. Sendo que formará um L, com a entrada pela cozinha, passando pela sala de jantar e virando para direita a sala de estar.

    O grande problema é que a sala de estar ficará entre dois dormitórios e, as paredes da laterais não poderão comportar janelas, pois a parede já esta na divisa do terreno.

    Dei a ideia de abrir uma claraboia na sala de estar. Minha preocupação é com o corte da laje para a abertura da estrutura.

    Estou pensando em fazer o corte nas lajotas, preservando as vigotas. O comprimento da laje é de 2,5m de uma viga a outra, a claraboi terá apenas 1,5m.

    Sei que não é correto recortar lajes, mas não vejo outra solução para que a sala receba luz solar e entrada de ar.

    Um outro detalhe é que a parte de cima da laje é um grande terraço, usado como área de laser e lavanderia. Não recebe grandes cargas de peso mas é usado como piso.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Abertura de claraboia - Corte em laje

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 13 Mar 2011, 06:34
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Erick,

      Seria possível postar alguma imagem ou croqui que mostre esta siatuação? Obrigado.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:51, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      CARCAMANO
      postou em Seg, 14 Mar 2011, 16:24
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        Ñ é aconcelhavel cortar laje pré. Mas se ñ houver grandes cargas, como você disse, dá para fazer. Só executar um bom escoramento e cortar ela. Depois só fazer uma nervura de borda pegando a ferragem já existente.

        erick-ls
        postou em Qua, 16 Mar 2011, 22:21
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

          Obrigado pelas respostas...

          Já resolvi o problema, o local que construirei a claraboia não precisará de reforço, pois em uma última análise vi que está bem reforçado, pois passa uma viga extra, transversal as vigotas da laje, que o forro escondia.

          Eu estava me baseando pelo que meu cliente havia dito, vendo in loco, verifiquei que poderei fazer sem maiores preocupações.

          Muito obrigado pelas respostas.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CARCAMANO
          postou em Qui, 17 Mar 2011, 10:12
          Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

            erick-ls escreveu:Obrigado pelas respostas...

            Já resolvi o problema, o local que construirei a claraboia não precisará de reforço, pois em uma última análise vi que está bem reforçado, pois passa uma viga extra, transversal as vigotas da laje, que o forro escondia.

            Eu estava me baseando pelo que meu cliente havia dito, vendo in loco, verifiquei que poderei fazer sem maiores preocupações.

            Muito obrigado pelas respostas.


            É isso. As verificações in loco sempre ampliam nossos horizontes e nos dão muitas respostas as nossas dúvidas. Legal


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais