Duvida. Quanto cobra?


Responder Mensagem

Duvida. Quanto cobra?

Georgeo
postou em Qui, 17 Mar 2011, 09:26
Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

    Olá me chamo Geórgeo Gustavo Ribeiro sou desenhista projetista moro em Balneário Camboriú SC.
    Cadastrei-me no fórum de engenharia civil, e arquitetura e construção, a fim de adquirir conhecimento profissional.
    Trabalho aqui na minha cidade para um engenheiro há anos, e agora ele está questionando meus valores.
    Gostaria de trocar informações com outros profissionais cadistas a respeito de; como e quanto cobrar pelo serviço prestado como desenhista cadista.
    Quanto custa o m2 desenhado em sua cidade?
    Você costuma cobrar por m2 ou prancha?
    Acha o valor do mercado justo?
    O que costuma entregar. Ex: somente o arquitetônico, o arquitetônico + hidrosanitário, quantitativo de material gasto (Hidrosanitário).

    Muito obrigado Geórgeo G. Ribeiro


    _________________
    Vendo Software AltoQi Flex.
    ggu3@hotmail.com
    www.georgeoprojetos.blogspot.com

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Cadista Arquitetônico. Quanto cobrar por hora técnica?

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 17 Mar 2011, 09:50
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Georgeo,

      É muito relativo, pois uma prancha pode ter um projeto muito complexo e bastante trabalhoso, já outros, nem tanto assim. O ideal é dar o preço depois que se conhecer o projeto. De qualquer forma o melhor é dar o preço por hora técnica, aí por cada projeto será cobrado mais justamente, já que cada um vai demandar uma quantidade de horas a depender de sua complexidade. Então o problema passa a ser, "quanto cobrar por hora técnica".


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 12:03, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Georgeo
      postou em Qui, 17 Mar 2011, 10:38
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

        No meu ver não acho que a hora técnica seja a mais indicada. Pois na hora trabalhada temos que levar em conta vários fatores. E estes fatores diferem para cada um de nós. Caso o profissional tenha de pagar aluguel de um escritório, mais o aluguel da moradia. Ele tem que levar em conta os gastos com luz, telefone, água, material de escritório, e muito mais. E se profissional tem moradia própria e faz este serviço com complemento da renda?
        O valor cobrado pro cada um seria muito diferente.
        Acho justo cobrar por m2.
        Exemplo: Um engenheiro procura um desenhista. Faz orçamento com o “cara do aluguel”, e outro comigo. Levando em conta todos os gastos o “cara do aluguel” ele tem a hora trabalhada á um custo 100 reais. Já eu que não pago aluguel e faço só pra complemento de renda tenho um custo de 40 reais à hora. Isso não implica na qualidade do serviço, pois ambos os projetos terão de passa pela prefeitura. Por quem vocês acham que o engenheiro vai optar?
        Acho que pra ser justo, teríamos de ter um valor base por metro quadrado em cada região.
        E pra quem quer saber quanto custa sua hora trabalha tem um programinha chamado FEAT
        Você encontra aqui http://www.hexagonstar.com/project/feat/

        _________________
        Vendo Software AltoQi Flex.
        ggu3@hotmail.com
        www.georgeoprojetos.blogspot.com


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Anúncios, Profissionais & Serviços