Anális estrutura antiga


Responder Mensagem

Anális estrutura antiga

Mário Luiz
postou em Ter, 14 Jun 2011, 11:40
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Gstaria de saber se alguém pode me ajudar quanto ao método de análise de estrutura antiga de concreto armado. Conheço o projeto e quero saber se posso acrescentar mais algum esforço. Minha preocupação é: a questão da fluência, afeta a resistência do concreto antigo? Quanto ao fck definido em projeto, como ele pode ser afetado pela fluência?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qua, 15 Jun 2011, 19:27
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Mário Luiz
      Embora não sendo um profundo conhecedor de C.A., ouso responder sua pergunta, contando com a benevolente indulgência dos mais sábios.
      A propriedade fluência, também conhecida como deformação lenta sob tensões compressivas, afeta vigas e lajes em C.A. (aumentando, a longo prazo, as flechas sob carga permanente, o que pode levar a estrutura a uma situação de deformação incompatível; todas as normas brasileiras, antigas e atual, têm considerações a respeito). Não afeta esta propriedade a resistência característica do concreto para efeitos de cálculo de C.A.; porém afeta peças de concreto protendido onde acaba prejudicando o mecanismo inerente da protensão.
      Na esperança de ter ajudado, despeço-me com um abraço.

      Mário Luiz
      postou em Qui, 16 Jun 2011, 09:02
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Prezado Alex,
        Ajudou e muito. Eu fico muito agradecido ao amigo.
        Abraço.

        futurista
        postou em Qui, 16 Jun 2011, 15:50
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 134

          Nao esqueça de olhar também a fundação, ele deverá suportar o acrescimo de esforços. Não adianta ter pilares, vigas e lajes resistentes se a fundação não suporta o peso extra.

          Ao primeiro olhar parece simples para um leigo, pois o que se vê é apenas concreto e terra, mas para se ter certeza da segurança não é tão simples assim.
          Tecnicamente o correto seria realizar um ensaio de Sondagem no solo, verificar a fundação existente e quantificar os novos esforços. Só de posse desses valores é que o engenheiro poderá avaliar de maneira precisa; caso contrário estará na base do chutometro.

          _________________
          Criciúma/SC.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural