TIGRE é a empresa mais internacionalizada do setor de construção civil
Levantamento da Fundação Dom Cabral avalia o grau de internacionalização de empresas nos indicadores de vendas/receita, ativos e funcionários
A Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC no Brasil e na América do Sul, acaba de ser indicada como a 12ª empresa brasileira mais internacionalizada no estudo da Fundação Dom Cabral, “Transacionais Brasileiras 2011”. No segmento da construção civil, ela é a primeira.
O resultado comprova mais uma vez a sólida atuação da Tigre no mercado externo. O estudo avaliou o grau de internacionalização das empresas brasileiras segundo indicadores de vendas/receita, ativos e funcionários no exterior. Para o vice-presidente de Negócios Internacionais da Tigre, Luís Roberto Ferreira, “a estratégia de crescimento no exterior é uma importante alavanca para a meta de dobrar o tamanho da empresa, até 2014”. Ferreira afirma ainda que o foco é consolidar a liderança em todos os mercados em que a Tigre atua.
O Grupo Tigre planeja investir no ano de 2011 um total de R$ 250 milhões em inovação, aumento da capacidade produtiva e marketing, após um ano de 2010 com excelentes resultados. Foi o melhor ano da história da Tigre, com receita bruta de R$ 2,6 bilhões, um crescimento de 18% em relação a 2009. As unidades internacionais acompanharam este ritmo. A Tigre avançou no mercado internacional com a aquisição dos ativos da Israriego, no Equador. A Tigre-ADS (joint-venture voltada para a fabricação e comercialização de tubos corrugados de polietileno de alta densidade) apresentou desempenho acima do esperado, e atualmente possui operações no Brasil, Chile, Argentina e Colômbia.
A Tigre iniciou seu processo de internacionalização na década de 70, quando constituiu uma empresa no Paraguai e realizou a primeira exportação. “Atualmente realizamos negócios com mais de 40 países, sendo que em dez deles com unidades próprias. Os negócios internacionais representam hoje 21% do faturamento, englobando as exportações”, destaca Ferreira.
A TIGRE NO EXTERIOR
• Negócios internacionais representam 21% do faturamento (engloba exportações).
• Exportações representam 4% do faturamento.
• Número de países com os quais a Tigre mantém negócios: mais de 40 países (10 deles com unidades próprias e em mais de 30 com exportações, com destaque para os países do continente africano).
* Entre as 12 empresas brasileiras mais internacionalizadas (Fundação Dom Cabral / 2011)
SOBRE A TIGRE
A Tigre é a multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC no Brasil e na América do Sul e uma das maiores do mundo em seu segmento. Referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria, é reconhecida também pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 12 no exterior (Argentina, Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com mais de 6.700 funcionários e mais de 350 mil toneladas de produtos são fabricados anualmente. A receita bruta em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões.