Carga máxima da varanda


Responder Mensagem

Hidro na sacada

Marck
postou em Dom, 29 Out 2017, 10:12
Visitante

    Olá Gilberto. Obrigado pela resposta!

    Veja se eu entendi...

    Em suma, você quer dizer que quando a carga máxima é de 150kg/m2, na realidade não é?

    Imagine então, um casal de namorados obesos, de 150kg cada um se abraçando e pulando juntos no ano novo numa área de 1m2 na varanda.

    Ao todo teríamos 300kg/m2 os quais, segundo sua explicação, quando caírem, poderiam chegar a 600kg/m2, ou seja, 4 x mais que a carga máxima.

    Se a varanda aguentar (e esperamos que ela aguente, pois não é uma situação absurda), a única explicação plausível, desculpe, é a que foi dada anteriormente, ou seja, DEPENDE DA ÁREA da varanda. Você mesmo menciona a área para ser utilizada no cálculo em função da carga.

    No seu exemplo, a varanda têm 2,4m2, ou seja, aguentaria até 360kg, o dobro de uma pessoa de 180kg (o resultado de quando ela cai quando pula, é isso?)

    Ou seja, se depende da área, a carga máxima deve ser calculada em função dela.

    Assim, se uma varanda é de 10m2 e a carga máxima de 150kg/m2 ela aguentará 1500kg de carga e assim, os namorados obesos poderiam pular seu reveillon sem se preocuparem em derrubarem o prédio através do "efeito dominó" com as outras sacadas.

    Então você tem que concordar com a explicação do meu engenheiro e não discordar dela.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Hidro na sacada

    Marck
    postou em Dom, 29 Out 2017, 19:08
    Visitante

      Olá Gilberto. Obrigado pela resposta!

      Veja se eu entendi...

      Em suma, você quer dizer que quando a carga máxima é de 150kg/m2, na realidade não é?

      Imagine então, um casal de namorados obesos, de 150kg cada um se abraçando e pulando juntos no ano novo numa área de 1m2 na varanda.

      Ao todo teríamos 300kg/m2 os quais, segundo sua explicação, quando caírem, poderiam chegar a 600kg/m2, ou seja, 4 x mais que a carga máxima.

      Se a varanda aguentar (e esperamos que ela aguente, pois não é uma situação absurda), a única explicação plausível, desculpe, é a que foi dada anteriormente, ou seja, DEPENDE DA ÁREA da varanda. Você mesmo menciona a área para ser utilizada no cálculo em função da carga.

      No seu exemplo, a varanda têm 2,4m2, ou seja, aguentaria até 360kg, o dobro de uma pessoa de 180kg (o resultado de quando ela cai quando pula, é isso?)

      Ou seja, se depende da área, a carga máxima deve ser calculada em função dela.

      Assim, se uma varanda é de 10m2 e a carga máxima de 150kg/m2 ela aguentará 1500kg de carga e assim, os namorados obesos poderiam pular seu reveillon sem se preocuparem em derrubarem o prédio através do "efeito dominó" com as outras sacadas.

      Então você tem que concordar com a explicação do meu engenheiro e não discordar dela.

      Carga máxima da varanda

      Marck
      postou em Dom, 29 Out 2017, 19:10
      Visitante

        Olá Gilberto. Obrigado pela resposta!

        Veja se eu entendi...

        Em suma, você quer dizer que quando a carga máxima é de 150kg/m2, na realidade não é?

        Imagine então, um casal de namorados obesos, de 150kg cada um se abraçando e pulando juntos no ano novo numa área de 1m2 na varanda.

        Ao todo teríamos 300kg/m2 os quais, segundo sua explicação, quando caírem, poderiam chegar a 600kg/m2, ou seja, 4 x mais que a carga máxima.

        Se a varanda aguentar (e esperamos que ela aguente, pois não é uma situação absurda), a única explicação plausível, desculpe, é a que foi dada anteriormente, ou seja, DEPENDE DA ÁREA da varanda. Você mesmo menciona a área para ser utilizada no cálculo em função da carga.

        No seu exemplo, a varanda têm 2,4m2, ou seja, aguentaria até 360kg, o dobro de uma pessoa de 180kg (o resultado de quando ela cai quando pula, é isso?)

        Ou seja, se depende da área, a carga máxima deve ser calculada em função dela.

        Assim, se uma varanda é de 10m2 e a carga máxima de 150kg/m2 ela aguentará 1500kg de carga e assim, os namorados obesos poderiam pular seu reveillon sem se preocuparem em derrubarem o prédio através do "efeito dominó" com as outras sacadas.

        Então você tem que concordar com a explicação do meu engenheiro e não discordar dela.

        Re: Hidro na sacada

        GilbertoRocha
        postou em Dom, 29 Out 2017, 19:11
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

          Eu discordo do seu engenheiro porque ao pular, ir até a borda, etc... a carga pode facilmente dobrar.

          Então, uma varanda com 10m² poderia ter cargas de até 750kgf(10m² * 150kgf/m²/2).

          Mas vamos imaginar do ponto de vista de falha estrutural.
          Um casal de obesos(150kgf cada, total 300kgf), está se pendurando na ponta da laje, dobrando o momento fletor nela.

          Se eles estão em uma sacada grande, não haveria problema.
          Mas vamos imaginar uma sacada pequena, de 2m². Nesse caso, nela a carga máxima aceitável seria 300kgf, por estarem na ponta, o efeito dessa carga no momento fletor será dobrado. Isso não significa que imediatamente ela vai cair.
          Para começo de história, existem coeficientes de segurança. O engenheiro é obrigado por norma a utilizar um coeficiente de segurança de 1.4, ou seja, a sacada que pode receber até 300kgf não irá sofrer falha estrutural até 420kgf. Além disso, temos o coeficiente de segurança no peso do concreto, imaginando que a sacada pese 500kgf, teriamos 200kgf extras de coeficiente de segurança, indo para 620kgf.
          Além disso, o concreto tende a ficar mais forte com o tempo, é muito difícil que o casal de obesos vai comprar o apartamento com a laje concretada no último mês e já ir lá saltar.
          Também deve ser considerado que o concreto resiste a cargas 15% maiores desde que sejam aplicadas por curtos períodos de tempo.
          Por fim, uma peça de concreto armado de baixa taxa de aço(como é o caso de uma laje) não arrebenta subitamente, ela começa a gerar pequenas trincas, que se a carga continuar sendo aplicada, vão aumentando, até a peça falhar.

          Então, um casal de gordos está na ponta de uma laje pequena, segurando uma bigorna e pulando continuamente, primeira coisa que vai acontecer, é uma pequena trinca, e a laje perder inércia, começando a balançar.
          Eles continuam pulando, e a trinca vai aumentando aos poucos, e a laje balançando mais, com o tempo, o aço vai começar a falhar, e assim que a primeira barra falhar, vai ocorrer um estrondo.
          Depois de uns 5 minutos, imaginando que eles tenham condição cardíaca para pular todo esse tempo, e não percebam que a laje está balançando cada vez mais, e que barras estão se rompendo, aí sim ela vai arrebentar.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Aquário Grande em Edifício de Alvenaria Estrutural

          Claudio+.,
          postou em Sáb, 04 Jan 2020, 23:17
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Boa noite a todos!

            Moro no 4º andar em um edifício de 9 andares de alvenaria estrutural, são 8 apartamentos por andar. Meu apartamento são 70m2. Desejo instalar um aquário grande de 162cm comprimento x 42cm largura x 60cm altura. São 408 litros de água, mais 94 quilos do vidro, mais 70 quilos do móvel e mais 70 quilos do filtro inferior totalizando 642Kg. Ele ficaria em um cômodo (um quarto) de 315cm x 205cm, ou 6,5m2, o aquário ficaria junto a uma parede de 205cm com as duas paredes de 315cm em suas laterais, essa parede de 205cm é também a parede externa da edificação, isto é, ela tem uma janela de esquadria de 102cm comprimento x 122cm de altura.

            Li todo o artigo sobre "Hidro na Sacada", extraí informações muito boas, aponto quatro pontos abaixo, para depois buscar maiores esclarecimentos.

            1-De verificar o memorial de cálculo estrutural junto à construtora, nele há indicação das cargas para as quais a laje foi projetada.
            2-Sobre-cargas ou carga acidental: 2.1 Piso Residencial, Escritório: sobre lajes > 12 m2 = 150 kgf/m2 e sobre lajes < 12 m2 = 200 kgf/m2.
            3-A carga, deve ser calculada para "toda a varanda".
            4-Coeficientes de segurança. Por norma é de 1,4.

            Quanto aos item acima destacados e sobre carga sobre laje pergunto:
            1- A construtora só forneceu um manual padrão indicando suportar 150kg/m2. Eu tenho o direito de acesso ao memorial de cálculo estrutural do meu apartamento ou eles podem me cobrar por isso? Quanto ao memorial de cálculo estrutural, ele é por cômodo (sala, quarto, varanda, etc...) ou ele é por apartamento ou por m2 de cada pavimento do edifício?
            2-A carga acidental de piso residencial sobre lajes < 12m2 = 200kgf/m2, essa referência de 200kgf/m2 para piso residencial menor que 12m2 é referente a um cômodo ou para a m2 de toda a laje de dado pavimento?
            3-Teoricamente os 642quilos ocuparão e depositariam carga em uma área de 162cm x 42cm, que são 0,6804m2. Inicialmente, imaginei que deveria mutiplicar 150kgf/m2 pelos 0,6804 para achar a carga máxima (que aí seriam meros 102quilos), mas pelo que li no artigo eu posso considerar a área do cômodo (315x205=6,5m2) para multiplicar por 150kg/m2 chegando então a 975kg ou 975kgf.
            4-Considerando o item anterior e aplicando o coeficiente de segurança descrito de 1,4, então a carga máxima de 975kg teria pelo coeficiente de segurança de 1,4 até 1.365kgf para os 6,5m2.

            Peço apoio para esclarecimento dos pontos acima! Onde desde já, agradeço! E por fim, escolhi este cômodo de 6,5m2 justamente porque o aquário ficaria próximo de 3 paredes, não tenho referência técnica, mas inferi que próximo de parede seria mais resistente. Isso procede? Ou, considerando o ponto 3 que cita sobre considerar toda a área do cômodo, pergunto se por exemplo a sala que é muito maior, talvez 18m2 seria melhor para acomodar o aquario, sendo que neste caso ele ficaria encostado em apenas uma parede.
            Grato!


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural