Caimento na varanda


Responder Mensagem

Caimento na varanda

Tec.Rodrigo
postou em Ter, 12 Jul 2011, 12:43
Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

    Boa tarde,

    Sou técnico de engenharia em alguns empreendimentos e estou no segundo ano de engenharia civil, cuido da manutenção e reclamações dos moradores.
    Ultimamente recebo muitas reclamações referente ao caimento da varanda que não está correto.
    Tentei buscar informações na ABNT sobre o caimento de tal item , mas não encontrei algo especifico. Segundo muitos apontam, o caimento só tem obrigatoriedade no box do banheiro, sendo assim a pouca água que empossa na varanda em dias de chuva deveria ser puxada com o auxilio do rodo e as áreas frias não devem ser lavadas com abundância de água e sim passar pano para remover a sujeira (isto em apartamentos).
    Como tenho duvidas em relação a esse tema gostaria do auxilio de alguém que pudesse me ajudar a encontrar uma resposta coerente.

    Grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    CARCAMANO
    postou em Qua, 13 Jul 2011, 10:50
    Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

      Se está acumulando água em alguma região de uma determinada varanda, a regularização do contrapiso ou a colocação das cerâmica ñ está respeitando o caimento definido no início da obra, mesmo que esse caimento seja mínimo. 1% para áreas pequenas já resolve o problema, mas se está mal executado aí... Rolling Eyes

      Tec.Rodrigo
      postou em Ter, 19 Jul 2011, 10:39
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

        Muito obrigado pela resposta.

        pdfcosta
        postou em Ter, 26 Jul 2011, 20:57
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

          Rodrigo, boa noite.
          Na minha opinião, qualquer área que seja passível de ser lavada, principalmente uma área externa (varanda) deve haver um ralo e com caimento mínimo de 1%. Em um apartamento esta situação é mais grave, pois a única alterantiva para o morador é ficar enxugando o piso com pano e torcendo em um balde...
          O ideal seria criar um ralo sinfonado e interligá-lo na descida de águas pluviais.
          Abraço

          _________________
          Eng. Pedro F. Costa

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Tec.Rodrigo
          postou em Qua, 17 Ago 2011, 01:51
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

            Boa noite,

            Concordo com muitas das citações, mas infelizmente não vou conseguir mudar esse conceito das construtoras e incorporadoras que alegam que a cozinha, por exemplo, não deve ser lavada e sim, só passar um pano. O piso tem que ser nivelado, não especificamente com uma caída para o ralo. Se não tem caída de no mínimo 1% então porque ralo? MEIO INCOERENTE MESMO.

            Muito obrigado pelas respostas.

            Téc. Rodrigo

            Caimento de piso

            Fugirokakomby
            postou em Dom, 10 Set 2017, 07:24
            Visitante

              Na minha humilde opinião, 1% de caída eh muito,, pode-se usar 0.29% ,, ou aproximadamente 1cm de caída a cada 2 metros lineares, que a água escoa muito bem,,,


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Instalações Prediais