Distribuição dos Pilares


Responder Mensagem

Distribuição dos Pilares

ThiagoArq
postou em Qua, 20 Jul 2011, 15:24
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom, já visito o fórum a bastante tempo, sempre colhendo importantes informações e dicas, obrigado por esse trabalho muito bom de vocês, parabéns!!

    Sou arquiteto e estou com uma pequena dúvida em relação a distribuição dos pilares em planta!

    Não estou querendo as dimensões nem especificações, pois tenho consciência de que irei precisar de um profissional para tal, apenas preciso ter esta noção da locação para que se necessário realizar modificações no projeto.

    Espero contar com a colaboração de vocês e caso tenham interesse em ajudar me envia o e-mail para que eu possa enviar o arquivo em dwg.

    Abraços a todos


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qua, 20 Jul 2011, 20:29
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Boa noite Thiago, tudo bom?

      A locação dos pilares é bem subjetiva, pode-se fazer uma locação com pouquíssimos pilares exageradamente espaçados mas a estrutura vai ficar cara.

      Convencionalmente, alguns arquitetos locam os pilares com um espaçamento de "X" metros entre eles, assim eles já definem mais ou menos a altura das vigas (que será algo entre 0,08 e 0,1 vezes o vão). Outros, com uma experiência maior em estruturas, definem um traçado de vigas preliminar e assim conseguem uma locação melhor.

      Caso eu possa te ajudar, me manda sua arquitetura por e-mail e me manda alguns detalhes que você queira desse seu estudo que eu loco os pilares.

      Fique atento no futuro para sempre consultar algum calculista ou colega com mais experiência em estruturas, uma má locação de pilares em um projeto já aprovado na prefeitura - daqueles tipo "não pode fazer NADA diferente da arquitetura, nem um centímetro!" - geram as piores estruturas possíveis...

      Abs!

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Distribuição dos Pilares

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 21 Jul 2011, 08:28
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Thiago,

        A distribuição de pilares em uma estrutura deve ser concebida pelo arquiteto. Caberá ao estruturalista fazer os devidos cálculos para que a obra possa ser executada, mas atente-se para fazer uma distribuição coerente, já que uma distribuição mal concebida poderá elevar em muito o custo da obra ou até mesmo torná-la inviável técnica e financeiramente.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        ThiagoArq
        postou em Qui, 21 Jul 2011, 09:07
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Muito obrigado pelas ponderações de vocês, e por isso mesmo estou aqui esplanando minha dificuldade. Em diversos projetos adoto geralmente algo em torno de 4 a 5 metros de afastamento entre os pilares (medida do eixo) e levando em conta locação de reservatório superior, escada, ...

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Paulo R Caravellas da Cal
          postou em Sáb, 23 Jul 2011, 20:19
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            Se voce como Arquiteto, quando do projeto tiver em consideração a estrutura provável, certamente facilita bastante o futuro projeto estrutural.

            Na verdade o Eng, gosta de uma arquitetura desafiadora ...

            Como lançamento acho 4m um bom número, também. Possíveis vigas de 35cm x 12 cm ...

            [], Eng Ccal

            _________________
            Eng. Caravellas da Cal

            Eng. André
            postou em Sáb, 26 Nov 2011, 17:51
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

              Boa tarde Paulo e demais Arquitetos,

              Recentemente o Prof. Eng. Dácio Carvalho desenvolveu um aplicativo para prédimensionamento de elementos estruturais, trata-se de um aplicativo que leva em conta a utilização, cargas e area de influencia na estrutura.

              segue link:


              http://www.daciocarvalho.com.br/click.php?url=www.daciocarvalho.com.br/downloads/PreDim.exe

              Atenciosamente:

              _________________
              Eng. André Pinheiro
              ZANOLLIN Soluções Estruturais
              E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
              Skype: eng.pinheiro
              Fone: 19 3579 5051
              Cel. : 19 97415 7770

              Modulação Estrutural

              edmarferreirajr
              postou em Sáb, 14 Jan 2012, 15:42
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                Caro Thiago,

                Sempre projeto diretamente sobre uma malha de eixos definida em função do sistema estrutural, do material que foi escolhido para o sistema e do provável tipo de fundações. Gosto de trabalhar dessa forma porque vejo tudo claramente: lajes sobre vigas, vigas sobre vigas, vigas sobre pilares, balanços, etc. No meu caso a arquitetura é função da estrutura e não o contrário. Se você se refere ao concreto armado e, por exemplo, ao sistema laje/viga/pilar, deve considerar que espaçamentos superiores a 6 metros podem se tornar antieconômicos em função do volume de concreto começar a se igular ao de sistemas mais eficientes e mais econômicos para vãos maiores, como as lajes nervuradasdas, por exemplo. Por outro lado, em espaçamentos inferiores a 3 metros as implicações são sobre os pontos de apoio nas fundações, que tendem a ficar muito próximos. Estude o livro do professor Manoel Henrique Campos Botelho: Concreto armado eu te amo. Irá ajudá-lo a entender melhor o projeto de estruturas.

                _________________
                Edmar
                arquiteto e urbanista

                “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                Herculano Pires

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                MeketrefiS
                postou em Qui, 26 Jan 2012, 21:09
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                  Caro Thiago....não esqueça nunca que na distribuição dos pilares o que manda o diferencial da obra, se caso houver vagas de garagem, a modulação devera ser de 5,0 m por multiplos de 2,5 m. Pois uma boa vaga de garagem é um espaço de 2,5 x 5,0 m. fazendo isso o resto é colocar os pilares nos cruzamentos. Para vãos grandes devera ter vigas altas reduzindo a altura util...pense nisso...e boa sorte.

                  _________________
                  mhfranhan@uol.com.br
                  (11) 9320.5399

                  Locação de Pilares

                  LuenaArq
                  postou em Seg, 23 Set 2013, 11:45
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Pessoal bom dia!
                    Estou com o mesmo problema do ThiagoArq, nós arquitetos temos problemas com a locação de pilares, por isso vim aqui pedir ajuda.

                    Se alguém puder me dar uma ajudinha, fico muito grata.
                    me passa o email pra eu enviar o arquivo.

                    Alex Barreto Cypriano
                    postou em Ter, 24 Set 2013, 15:45
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

                      ThiagoArq
                      Penso que apenas uma noção de locação seja pouco para realizar modificações no projeto. Explico: um projeto demanda conhecimento sólido das suas partes concorrentes para a obtenção de uma solução coerente, plena e íntegra. Uma estrutura, embora seja muito comum acontecer na prática, não é algo que possa ser colada, quer de modo escamoteado, quer evidente, sobre uma planta arquitetônica; e o assevero como arquiteto.


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural