Dimensionamento viga de madeira para telhado


Responder Mensagem

Dimensionamento viga de madeira para telhado

deividmonnerat
postou em Seg, 01 Ago 2011, 13:58
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá pessoal,,

    Gostaria de pedir um conselho aos colegas. Estou construindo minha casa e estou com uma duvida para construir a varanda/garagem. O tamanho da varanda é 6x6.5m. Ja foram feitas as colunas de concreto no vao de 6.5m, sao tres colunas com 3.25m de distancia entre elas. No vao de 6m não terá colunas, para não atrapalhar a entrada de carros. Todo o telhado será feito de madeira massaranduba, inclusive as vigas. A telhas serão ceramica, tipo americanas, e o telhado terá 3 águas.

    A duvida está no dimensionamento da madeira para as vigas. Meu arquiteto disse que eu teria que usar uma viga de 0.35x0.1 m no vão de 6m, onde nao teriam as colunas no meio. O problema é que não é muito facil achar madeira com essa dimensão na minha região, o maximo que consegui achar é 0.29x0.07. Vocês que tem mais experiencia, ja podem ter vivenciado uma situação parecida, o que acham dessa situação? Em relaçao a cisalhamento eu tenho certeza que a viga irá suportar, o problema é a flecha, o deslocamento por flexão, pode ser grande. Mais detalhes do telhado: terá beiral de 0.8m, altura da cumeeira é de 1.5m, e vai usar em torno de 800 telhas americanas com inclinação de 40%.

    Conto com a ajuda dos colegas.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Qui, 04 Ago 2011, 15:39
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Boa tarde!

      Uma possibilidadepara este vão seria usar viga metálica laminada.
      Ou então comprar madeira de outra região, porem o frete deve ficar elevado.

      atenciosamente:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      Orlando Mauro
      postou em Qua, 17 Ago 2011, 08:56
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Sr. Dievid Monnerat, bom dia.

        A viga disponivel em sua região, 7 cm de base por 29 cm. de altura, suporta uma carga da ordem de 130 Kgf/m, para o vão de 6,50 metros, considerando-se limite de flecha admissível por Norma Técnica, isto é 1,85 cm. no meio do vão.

        Haverá economia se for dimensionada uma treliça de madeira para suporte das cargas no vão central e no vão oposto ao beiral, ambos de 6,50 metros.

        Caso haja interesse no dimensionamento e detalhamento da estrutura de madeira, por favor entrar em contato.

        Obrigado.

        _________________
        Eng. Orlando Martins Mauro
        CREA - 0600643911
        Tel- (11) 8383-5544

        Dimensionamento de Viga

        michellucas
        postou em Sex, 14 Abr 2017, 14:38
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Boa Tarde,

          Gostaria de pedir um conselho aos colegas. Estou construindo minha varanda/garagem. O tamanho da varanda é 6x6. Já foram feitas as colunas de concreto no vão, 2m de distancia entre elas. No vão de 6m não terá colunas, para não atrapalhar a entrada de carros. Todo o telhado será feito de madeira maçaranduba, inclusive as vigas.
          A duvida está no dimensionamento da madeira para as vigas.
          Alguém poderia passar como faz os cálculos para definir a espessura da viga?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural