Olá pessoal,,
Gostaria de pedir um conselho aos colegas. Estou construindo minha casa e estou com uma duvida para construir a varanda/garagem. O tamanho da varanda é 6x6.5m. Ja foram feitas as colunas de concreto no vao de 6.5m, sao tres colunas com 3.25m de distancia entre elas. No vao de 6m não terá colunas, para não atrapalhar a entrada de carros. Todo o telhado será feito de madeira massaranduba, inclusive as vigas. A telhas serão ceramica, tipo americanas, e o telhado terá 3 águas.
A duvida está no dimensionamento da madeira para as vigas. Meu arquiteto disse que eu teria que usar uma viga de 0.35x0.1 m no vão de 6m, onde nao teriam as colunas no meio. O problema é que não é muito facil achar madeira com essa dimensão na minha região, o maximo que consegui achar é 0.29x0.07. Vocês que tem mais experiencia, ja podem ter vivenciado uma situação parecida, o que acham dessa situação? Em relaçao a cisalhamento eu tenho certeza que a viga irá suportar, o problema é a flecha, o deslocamento por flexão, pode ser grande. Mais detalhes do telhado: terá beiral de 0.8m, altura da cumeeira é de 1.5m, e vai usar em torno de 800 telhas americanas com inclinação de 40%.
Conto com a ajuda dos colegas.