PINTURA SOBRE AREIA DE QUARTZO


Responder Mensagem

PINTURA SOBRE AREIA DE QUARTZO

emramosnet@gmail.com
postou em Dom, 21 Ago 2011, 21:48
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite.
    Minha casa é revestida externamente com areia de quartzo. Ocorre que é um material que é fácil de ser colocado (quando da construção do imóvel), porém de difícil manutenção porque suja fácil e a limpeza é difícil. REsolvi pedir alguns orçamentos de como mudar a fachada para poder pintar a parede e me deram dois caminhos:
    1 - para poder pintar a parede, o reboco antigo (na qual está grudada a areia de quartzo) teria que ser totalmente retirado e feito um novo reboco para, somente após, poder ser feita nova pintura. Essa opção foi dada por um pedreiro, porém é extremamente dispendiosa;
    2 - já que a a areia de quartzo está firme, eu poderia mandar pintar diretamente em cima, utilizando um selador acrílico e depois tinta acrílica. Essa opção me foi dada por um pintor.
    Procede a opção nº 2? Estou inclinado por esta porque a nº 1 é 3 vezes mais cara.
    Grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    PINTURA SOBRE AREIA DE QUARTZO

    Nelson Bora
    postou em Sex, 21 Dez 2012, 21:01
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Olá emramosnet@gmail.com,

      Se há algo desagradável nesse vasto mundo da internet, isto é pedir uma ajuda e não receber nenhuma resposta.

      Por isso, vendo que seu "grito" foi dado em 21/Ago/2011 às 9:48 da noite e até hoje não mereceu resposta de ninguém, resolvi me inscrever e deixar esta modesta contribuição - pois há cerca de 12 anos, também mandei aplicar revestimento em quartzo em toda a minha residência - partes internas e externas (tetos, inclusive).

      O resultado (sóbrio, sem espalhafatos) foi muito bom e nos primeiros meses (e até o quarto ano, talvez), continuava bom, mas as sujidades já eram irremovíveis (do lado interno) e os tetos estavam bastante machados. No lado externo, as intempéries fizeram o revestimento deteriorar muito rápido.

      Eu sabia que teria dificuldades para cobri com pintura e consultei um decorador, pois pela comodidade (não faria sujeira e seria rápido) eu queria aplicar papel de parede. Como o papel de parede usa cola, me foi dito que pelo fato dessa cola "derreter" o quartzo, antes de mais nada, teria que aplicar massa acrílica -- sempre correndo o risco da massa + papel de parede ficarem muito pesados e descolarem tudo junto da parede com o quartzo... (!)

      Então, resolvi pintar (eu mesmo fiz o trabalho). Comecei pelas paredes internas e mesmo tendo aplicado um selador/primer, gastei quase uma lata de tinta acrílica numa única parede com não mais do que 12m2 (isso mesmo!) sem conseguir cobrir a base (os grãos do quartzo não desapareciam!).

      Na residência de uma irmã (que também tinha o mesmo quartzo), depois que resolveram cobri-lo, haviam aplicado uma pintura com cal e depois pintado com tinta acrílica -- cobrindo totalmente os grãos do quartzo -- mas a aparência não tinha ficado "lizinha" - e eu não quis ter o mesmo resultado.

      Então, onde o quartzo estava firme, apliquei massa acrílica (lixei, naturalmente) e pintei com resultado excelente. Deu um trabalho enorme. Na maior parte dos tetos não teve jeito, pois o quartzo desprendia inteiro e saía como folhas de papel - e foi até melhor, pois como a antiga massa corrida estava intacta, bastaram pequenas correções para a pintura ficar também excelente.

      Agora estou pensando em "dar um jeito" no lado externo e penso em fazer como na casa de minha irmã: aplicarei uma base de cal e depois -- onde não for preciso raspar inteiramente, farei uma pintura definitiva.

      Portanto, tenho a impressão de que seu pintor lhe sugeriu uma opção que não seria a única (claro, que não sei o estado em que seu quartzo estava -- e se estivesse muito ruim, talvez ele não estivesse errado).

      Seja como for, mesmo que depois de tanto tempo esta opinião já não lhe sirva mais, quem sabe possa servir de orientação a quem (como nós) teve a mesma dúvida.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais