Calculo de Traços


Responder Mensagem

Calculo de Traços

leovsantana
postou em Sáb, 27 Ago 2011, 18:23
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá galera, estou me formando tecnico em edificações esse ano e com isso vem os exercicios puxados que claro, como todos sabem são complicados e cansativos, então, tentei de tudo para responder o exercicio, mas não sai do zero. Espero que possam me ajudar, dar uma dica, ou algo que me faça sair de 0 %, agradeço por tudo!

    Você preparou o traço inicial para dosagem pelo Método racional. Quando foi fazer a mistura, verificou que a areia estava com 3% de umidade. Foram pesados 6kg de cimento. Que quantidade dos outros materiais misturou para a primeira mistura experimental?

    Dados: Traço - 1 : 2,40 : 1,56 : 1,49 com x=0.53


    _________________
    Leonardo Santana

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sérgio Guimarães
    postou em Dom, 28 Ago 2011, 19:47
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

      Prezado leovsantana,

      Supondo que as proporções no seu exemplo sejam: Cimento:Areia:Brita 1:Brita 2; e que "x" seja o fator água:cimento, então a conta seria o seguinte:

      Como o objetivo é calcular a quantidade dos demais materias para uma quantidade de 6kg cimento, então teremos:

      Cimento= 6kg (dado do problema);
      Areia seca= 6kg x 2,4 = 14,4kg , como a areia está com umidade de 3%, vamos corrigir o peso= 14,4kg x 1.03 = 14,83kg;
      Brita 1= 6kg x 1,56= 9,36kg;
      Brita 2= 6kg x 1,49= 8,94kg.

      Quantitade de água a ser adicionada na mistura= 0,53 x 6kg = 3,18kg; como já temos 0,43kg de água (14,83kg - 14,4kg) presente na areia, então deveremos adicionar 2,75kg de água (3,18kg - 0,43kg), que equivale à 2,75 litros de água.

      Espero ter ajudado
      Sérgio Guimarães

      leovsantana
      postou em Dom, 28 Ago 2011, 21:28
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Sérgio, muito obrigado pela ajuda. Agora consegui entender mais ou menos como segue a logica do problema. Agradeço por ter usado de seu tempo para me explicar o calculo. Muito agradecido! Laughing

        _________________
        Leonardo Santana


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural