Pessoal, meu primeiro post, pra ter uma idéia de que rumo eu tomo.
Minha casa tem a fundação preparada para mais um pavimento superior, tanto que já subimos um comodo a mais em uma das laterais da casa.
o formato da casa é como um castelinho:
____
/____\ <--Telhado!
[_2[_4]__
[_1]_3[_5]
Sendo cada bloquinho um comodo. O primeiro e segundo bloquinhos, da esquerda para direita, foi a pouco tempo construido, quer dizer, a parte de cima apenas...
Bom, agora do lado direito da casa, pretendo fazer o seguindo, construir 2 andares, sendo que vamos aproveitar este bloco (da direita) que já tem base para mais um andar e tem as medidas de 5 x 6 m.
Tenho a idéia de construir uma casa completa utilizando este bloco de 5 x 6 m como "centro" da obra. Pretendo estender atrás da casa + 5 m e a frente da casa 5m, no total ficaria então com 16m de comprimento. Pretendo subir 2 andares, no total ficaria então assim:
/__\
[_3_]
[_2_]
[_1_]
3 andares. ou térreo + 2 andrares. Teria uma escada externa para acesso ao andar 3, que seria disponibilizado para locação. Enquanto eu habitaria o andar 1 e 2.
A minha dúvida é: Preciso refazer a fundação do bloco 5 do primeiro desenho, que já tem fundação para sobrado atualmente? Teria como apenas reforçar? Este tipo de construção teria um custo de quanto aproximadamente? Uma idéia de como seria a lateral ficaria assim:
SUP:[__suite_____|___sala_______|_wc_|__copa_coz____]
SUP:[__2_quartos____|__sala_______|____suite________|
INF: [_4m_garagem__|__5m_sala____|____5m_copa_coz_]_3m_serviço_
Seria tipo isso ae, a largura da construção é de fora a fora um total de 5 metros.