IsaacdeCristo escreveu:Caro Alexandre,
Este tipo de resposta só é profissionalmente possível a partir do conhecimento do projeto, bem como das cargas atuantes nesta viga e na estrutura como um todo, razão pela qual você deve consultar um estruturalista.
Olá pessoal, quero aproveitar e expor minha dúvida aqui. Tive de subir a parede que divide o meio da minha casa para ter um dos lados do telhado mais alto do que o outro, pois eu pretendo fazer uma varanda neste lado mais alto, e o caimento do telhado original era baixo e não dava para dar continuidade ao telhado da varanda, pois desta forma o beiral da varanda ficaria a cerca 1,20 metro de altura do chão. para subir esta parede foram colocadas dentro da casa pilares e vigas, todas com espessura de 9cm x 24cm que já veio nesta medida pela Belgo Mineira, e que após concretadas ficaram com 10cm de espessura x 25cm de altura(10x25). A minha dúvida aqui é a seguinte, após termos subido essa parede no meio da casa, ficou um vão livre na sala, e esse vão livre tem 2,80 metros e acima dessa viga de vão livre 2,80metros, tem uma parede de 2 metros de altura. Gostaria de saber se essa viga suporta o peso dessa parede mais o peso de parte do telhado? Digo parte do peso do telhado por que devemos lembrar que temos uma linha de madeira que divide a metade do meio de cada lado da casa e tbm segura parte do peso do telhado. Já via aqui que muitos falam sobre a regra que a altura da viga tem que ter 10% do vão e mínimo de espessura 12cm, mas para vigas que tem laje, porém a minha casa não tem laje e a viga é de apenas 10x25 conforme citado. Gostaria de saber tbm se esta viga está sobrando e se poderia ter sido uma menor espessura e altura.
Infelizmente não tem como anexar imagens, pois preparei uma simulação da imagem do vão livre da sala para entenderem melhor a pergunta, caso tenha como anexar arquivos, posteriormente postarei as imagens.
Att:
Assis