Viga com vão livre de 5 metros


Responder Mensagem

Viga com vão livre de 5 metros

Alexandre Holtz da Costa
postou em Qui, 08 Set 2011, 00:58
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá pessoal!
    Gostaria de uma orientação, de qual ferro seria necessário em uma viga que tem um vão livre de 5 metros, sendo que em cima dela será construída uma parede de 2,8m, onde será um quarto, mas não haverá laje, pois farei um mezanino. Os pilares que sustentarão a viga tem 15x 20, sendo ferro 3/8 e estribos 12x17 tendo um espacamento de 15cm entre estribos. Já a viga seria 6 ferros 3/8 confeccionando um estribo de ferro 5,0mm com 9x40cm com espaçamento de 10cm entre estribos. Isso é sufuciente ou não?
    O pedreiro disse que é!

    Desde já agradeço a atenção.
    Alexandre Costa.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qui, 08 Set 2011, 21:39
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Alexandre, daí nesse caso é melhor entrar em contato (profissionalmente) com um eng. civil pra ele te passar o projeto dessa viga ok?
      Senão, fica igual consulta de médico online, ou advogado pela internet...não vai dar muito certo Smile
      Abs!

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Viga com vão livre de 5 metros

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 09 Set 2011, 10:20
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Alexandre,

        Este tipo de resposta só é profissionalmente possível a partir do conhecimento do projeto, bem como das cargas atuantes nesta viga e na estrutura como um todo, razão pela qual você deve consultar um estruturalista.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Aguinaldo
        postou em Sáb, 24 Set 2011, 06:41
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

          Consulte o engenheiro, ele é obrigado a fazer o cálculo estrutural. de toda a obra.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          thiagorfpinheiro
          postou em Qua, 28 Set 2011, 14:06
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

            "O pedreiro disse que é"
            Ele disse baseando-se em que? Somente no que ele já viu nas obras por onde passou. E isso não te dá segurança nenhuma.

            Como os colegas disseram. É melhor você procurar, pessoalmente, um engenheiro que ele calculará pra você, com segurança e economia.

            _________________
            Fórum EngenhariaCompartilhada.com
            www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
            Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

            viga

            gepe1
            postou em Qua, 02 Nov 2011, 16:31
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

              caro amigo,
              acho que a economia de pagar um calculista para esta viga, é muito pouca diante da dúvida. O custo da rachadura é maior e da queda tambem . O pedreiro é intuitivo , e só . tem norma pra tudo, né ? tem uma que diz que : a seção de uma peça de concreto não pode ter menos de 360cm² e a sua viga tem 15x20 = 300cm² .
              Boa sorte. Legal

              _________________
              Estou aberto a outros assuntos de interesse.

              Bruno
              postou em Sex, 04 Nov 2011, 18:19
              Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

                Hmm senão me engano a menor seção para pilares que é 360cm². Na verdade vigas são permitidas com área menor sim (principalmente vigotas com carga muito baixa como pérgolas etc.), caso contrário já fiz bastante coisa errada Smile

                _________________
                Bruno Gonçalves Faria
                Cálculo Estrutural
                bruno.gfaria@gmail.com

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                MeketrefiS
                postou em Ter, 22 Nov 2011, 17:45
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                  Pedreiro é igual a Pai de Santo ou tem Bola de Cristal.
                  Engenheiro tem calculadora ou lapiseira afiada.
                  É so escolher

                  Re: Viga com vão livre de 5 metros

                  assiscarvalhoo
                  postou em Qua, 20 Ago 2014, 13:56
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    IsaacdeCristo escreveu:Caro Alexandre,

                    Este tipo de resposta só é profissionalmente possível a partir do conhecimento do projeto, bem como das cargas atuantes nesta viga e na estrutura como um todo, razão pela qual você deve consultar um estruturalista.


                    Olá pessoal, quero aproveitar e expor minha dúvida aqui. Tive de subir a parede que divide o meio da minha casa para ter um dos lados do telhado mais alto do que o outro, pois eu pretendo fazer uma varanda neste lado mais alto, e o caimento do telhado original era baixo e não dava para dar continuidade ao telhado da varanda, pois desta forma o beiral da varanda ficaria a cerca 1,20 metro de altura do chão. para subir esta parede foram colocadas dentro da casa pilares e vigas, todas com espessura de 9cm x 24cm que já veio nesta medida pela Belgo Mineira, e que após concretadas ficaram com 10cm de espessura x 25cm de altura(10x25). A minha dúvida aqui é a seguinte, após termos subido essa parede no meio da casa, ficou um vão livre na sala, e esse vão livre tem 2,80 metros e acima dessa viga de vão livre 2,80metros, tem uma parede de 2 metros de altura. Gostaria de saber se essa viga suporta o peso dessa parede mais o peso de parte do telhado? Digo parte do peso do telhado por que devemos lembrar que temos uma linha de madeira que divide a metade do meio de cada lado da casa e tbm segura parte do peso do telhado. Já via aqui que muitos falam sobre a regra que a altura da viga tem que ter 10% do vão e mínimo de espessura 12cm, mas para vigas que tem laje, porém a minha casa não tem laje e a viga é de apenas 10x25 conforme citado. Gostaria de saber tbm se esta viga está sobrando e se poderia ter sido uma menor espessura e altura.

                    Infelizmente não tem como anexar imagens, pois preparei uma simulação da imagem do vão livre da sala para entenderem melhor a pergunta, caso tenha como anexar arquivos, posteriormente postarei as imagens.

                    Att:

                    Assis


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Cálculo Estrutural