Aterro/radier


Responder Mensagem

Aterro/radier

Eduardo NC
postou em Sáb, 24 Set 2011, 20:26
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Consultei vários eng.civis da minha cidade, porém nenhum destes consultados acredita no funcionamento do radier e ouvi inúmeros comentários tolos. Alguns se negaram a ver o lote, a maioria disse que radier não presta e que qualquer casa construída sobre este tipo de fundação sairia o dobro do preço e racharia toda. Só quero que me tirem algumas dúvidas antes de eu procurar um profissional que não tenha se formado na faculdade daqui, rsss. 1- radier pode ter ferragens mais reforçadas sob as paredes e mais esparças no meio dos recintos?(ou é sempre ferragem homogeneamente distribuída como eles me disseram)2- posso fazer radier bem calculado sem medo de flexão ou parte da casa vai afundar porque o radier é flexível como uma panqueca (como disseram) meu solo é 1 metro de saibro com 40 anos de compactação mas o subsolo é argila saturada (arrozal)mesme assim é baixo, tenho de aterrar mais 1m 3- é possível compactar um aterro em todo o lote, deixando-o com 1m de altura de forma a construir de forma segura um radier quadrado e bem distruibuído sobre ele?(sem comprometer as casas vizinhas na compactação?)Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Dom, 25 Set 2011, 18:15
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Boa Noite Eduardo,

      É possivel projetar uma fundação em Radier sem que o mesmo apresente problemas sim, porem deve-se fazer um estudo do solo que receberá esse tipo de tecnologia.
      Entre em contato:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Qui, 29 Set 2011, 12:34
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Eduardo NC
        1. Deixe a disposição das armaduras no radier com um engenheiro pois ele é o responsável técnico e legal pelo projeto destas;
        2. Um radier pode se romper por flexão devido a recalques diferenciais se estiver apoiado sobre solos contíguos de constituição diferente; radiers são placas de fundação apropriadas para uso em solos de baixa capacidade, como argilas muito moles;
        3. Um aterro algo melhoraria as condições para o radier; entretanto, devido o substrato ruim, podem haver problemas, talvez impeditivos, para compactação;
        De toda forma, procure um engenheiro local experiente que possa resolver seu problema.
        Abraço e boa sorte.

        Aterro/radier

        IsaacdeCristo
        postou em Qui, 29 Set 2011, 20:21
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Eduardo,

          Para segurança de sua obra e evitar possíveis transtornos futuros é melhor contratar um estruturalista para que o mesmo adote a solução cabível.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais